4 coisas que impedem a classe média de se tornar milionária

Coisas que impedem a classe média de se tornar milionária.

Por muito tempo, num Brasil de desigualdades ainda maiores que as de hoje, ingressar na chamada “classe média” era realmente um sonho. Entretanto, esse não deve ser o ponto final de uma trajetória econômica, pois é possível entrar para o grupo dos ricos. A seguir, confira 4 coisas que impedem a classe média de se tornar milionária e como romper essa barreira econômica.

O que te impede a classe média de se tornar milionária?

Apenas estar na classe média não garante sequer real estabilidade financeira. Segundo um estudo da PUC-RIO, a classe média é extremamente suscetível a mudanças no mundo. Assim, desde a mudança na política até a inflação pode afetar muito essa classe social.

Como prova, o Mapa da Riqueza, organizado por pesquisadores da FGV, mostra que nos últimos anos foi a classe média que mais foi afetada pela desigualdade social. Dito isso, o que fazer para ascender socialmente e se tornar rico? Confira alguns impedimentos nesse trajeto.

Leia mais: Como usar as suas finanças para ser mais feliz? Especialista diz

1. Preferir poupança a investimentos

Guardar dinheiro na poupança pode ser uma boa forma de multiplicar a renda. No entanto, o crescimento na poupança pode ser mínimo e, muitas vezes, considerando a inflação, você pode até perder dinheiro nessa decisão. Portanto, é muito melhor investir no mercado financeiro.

2. Não controlar os gastos

Ao contrário do que as pessoas pensam, os verdadeiros ricos quase nunca ostentam o seu dinheiro. Na verdade, normalmente a ostentação pertence a pessoas que não possuem dinheiro o suficiente. Logo, crescer economicamente implica em mudar a mentalidade, ostentar menos e ser mais estratégico.

Leia mais: 5 opções de fazer dinheiro no Nubank em 2024: poucos conhecem

3. Depender totalmente do emprego

É muito difícil que alguém se torne rico apenas sendo um empregado em alguma corporação. Na verdade, o investimento em um negócio próprio, com os mecanismos certos de gestão e investimento, costumam ser o caminho para a riqueza. Por isso, pense em como desenvolver um negócio próprio enquanto ainda está em seu emprego.

4. Não estudar finanças

Por fim, a riqueza exige compromisso e também educação, mas são poucas as pessoas que de fato se dedicam a aprender sobre o mercado financeiro. Porém, esse é um erro importante, pois a educação nessa área pode determinar que você se destaque no mercado. Portanto, reserve um tempo para ler o que há de mais recente em ferramentas de crescimento financeiro.

Author

  • Júlia de Almeida

    Julia é uma redatora de conteúdo criativa e versátil, com mais de cinco anos de experiência em escrita para blogs. Ela tem uma habilidade única para adaptar seu estilo de escrita a diferentes públicos e temas. Ela é especialista em criar artigos detalhados e bem pesquisados, garantindo que cada peça seja informativa e atraente. Seu portfólio inclui trabalhos em áreas como moda, viagens, cultura e estilo de vida. Além de escrever, Julia é apaixonada por fotografia e adora integrar suas fotos em seus trabalhos para tornar cada postagem ainda mais especial.

    View all posts
Tags: 
magnifiercrossmenuarrow-down-circle