Por muito tempo, num Brasil de desigualdades ainda maiores que as de hoje, ingressar na chamada “classe média” era realmente um sonho. Entretanto, esse não deve ser o ponto final de uma trajetória econômica, pois é possível entrar para o grupo dos ricos. A seguir, confira 4 coisas que impedem a classe média de se tornar milionária e como romper essa barreira econômica.
O que te impede a classe média de se tornar milionária?
Apenas estar na classe média não garante sequer real estabilidade financeira. Segundo um estudo da PUC-RIO, a classe média é extremamente suscetível a mudanças no mundo. Assim, desde a mudança na política até a inflação pode afetar muito essa classe social.
Como prova, o Mapa da Riqueza, organizado por pesquisadores da FGV, mostra que nos últimos anos foi a classe média que mais foi afetada pela desigualdade social. Dito isso, o que fazer para ascender socialmente e se tornar rico? Confira alguns impedimentos nesse trajeto.
Leia mais: Como usar as suas finanças para ser mais feliz? Especialista diz
1. Preferir poupança a investimentos
Guardar dinheiro na poupança pode ser uma boa forma de multiplicar a renda. No entanto, o crescimento na poupança pode ser mínimo e, muitas vezes, considerando a inflação, você pode até perder dinheiro nessa decisão. Portanto, é muito melhor investir no mercado financeiro.
2. Não controlar os gastos
Ao contrário do que as pessoas pensam, os verdadeiros ricos quase nunca ostentam o seu dinheiro. Na verdade, normalmente a ostentação pertence a pessoas que não possuem dinheiro o suficiente. Logo, crescer economicamente implica em mudar a mentalidade, ostentar menos e ser mais estratégico.
Leia mais: 5 opções de fazer dinheiro no Nubank em 2024: poucos conhecem
3. Depender totalmente do emprego
É muito difícil que alguém se torne rico apenas sendo um empregado em alguma corporação. Na verdade, o investimento em um negócio próprio, com os mecanismos certos de gestão e investimento, costumam ser o caminho para a riqueza. Por isso, pense em como desenvolver um negócio próprio enquanto ainda está em seu emprego.
4. Não estudar finanças
Por fim, a riqueza exige compromisso e também educação, mas são poucas as pessoas que de fato se dedicam a aprender sobre o mercado financeiro. Porém, esse é um erro importante, pois a educação nessa área pode determinar que você se destaque no mercado. Portanto, reserve um tempo para ler o que há de mais recente em ferramentas de crescimento financeiro.
0 comentários