4 dicas para fazer networking e alavancar a sua carreira

Dicas para fazer Networking.

O networking é uma ferramenta poderosa que pode abrir portas para novas oportunidades profissionais. No entanto, o cenário tecnológico atual pode gerar dúvidas sobre como fazer networking de forma eficaz.

Se este é o seu caso, trouxemos algumas dicas para conhecer gente importante para sua carreira e alavancar sua vida profissional em 2024. Mas, lembre-se: é importante fazer networking de forma honesta e genuína.

Afinal, ao criar conexões com base no interesse mútuo e na troca de valor, você constrói uma rede sólida que pode lhe apoiar ao longo de sua carreira.

A importância de criar conexões honestas

Antes de mais nada, é importante entender que não existe um método único de fazer networking. Ou seja, o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra.

Pessoas introvertidas, por exemplo, podem se sentir mais à vontade conversando na internet ou tendo algum amigo como intermediário. Já pessoas extrovertidas podem preferir eventos presenciais.

A melhor forma de descobrir o que funciona para você é experimentar diferentes métodos e observar o que gera melhores resultados.

Fazer networking é uma troca

Um dos pontos primordiais de como fazer networking é entender que isso é uma troca. Sendo assim, para receber, é preciso dar.

A melhor forma de começar uma conexão é oferecendo algo de valor para a outra pessoa. Isso pode ser um conhecimento, uma oportunidade ou simplesmente um bom momento.

Por exemplo, se você trabalha em uma startup de tecnologia e quer conversar com um profissional da área, pode convidar a pessoa para uma palestra na sua empresa. Isso mostra que está disposto a compartilhar conhecimento e, principalmente, interessado em construir uma relação.

Mas, resista à tentação e evite fazer pedidos no primeiro contato. Isso pode dar a impressão de que você está apenas interessado em obter algo da outra pessoa.

Concentre-se, assim, em construir uma relação de confiança e respeito antes de fazer qualquer pedido.

Leia mais: CNH de graça em 2024: veja como tirar e economizar mais de R$ 2.000

Aproveite o potencial das redes sociais

As redes sociais são uma ótima forma de conectar-se com pessoas de todo o mundo, com interesses e experiências semelhantes. Em outras palavras, fazer networking.

Ao participar de grupos e comunidades nas redes sociais, você pode se manter atualizado sobre as últimas tendências da sua área, aprender com outros profissionais e encontrar novas oportunidades de trabalho.

Além disso, se sua empresa utiliza ferramentas de comunicação corporativa, como Slack ou Teams, pode usá-las para conectar-se com seus colegas de trabalho e criar relacionamentos profissionais.

Leia também: 15 trabalhos que pagam até R$ 1 milhão por ano

Saia da zona de conforto

Não tenha medo de sair da sua zona de conforto e participar de eventos e comunidades que não fazem parte do seu círculo profissional.

Essas experiências podem ajudá-lo a aprender coisas novas, ampliar sua rede de contatos e descobrir novas oportunidades. Por exemplo, incorporar algumas ações práticas:

  • Dar parabéns personalizados aos aniversariantes
  • Valorizar o colega promovido também é fazer networking
  • Compartilhar conteúdos úteis, como artigos, vídeos ou outros conteúdos relevantes para gerar valor
    Chamar para uma reunião de troca, oferecendo sua ajuda ou experiência
  • Participar de eventos online com a intenção de interagir é uma forma de conhecer pessoas novas e aprender com elas

Em suma, fazer networking é como um trabalho de formiguinha e deve integrar sua rotina. Lembre-se de que relações profissionais sólidas fazem diferença, por tempo indeterminado, na sua carreira.

Author

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

    View all posts
magnifiercrossmenuarrow-down-circle