Você sabia que a compra de material escolar pode representar até 30% dos gastos com educação dos brasileiros? Isso significa que, em média, uma família gasta cerca de R$ 500 por ano com cadernos, lápis, canetas, borrachas e outros itens necessários para os estudos dos filhos. E esse valor pode ser ainda maior se você não planejar bem as suas compras e cair nas armadilhas do consumo.
Mas não se preocupe, pois existem algumas dicas simples e eficazes que podem te ajudar a economizar na compra de material escolar. E, mais ainda, garantir a qualidade e a durabilidade dos produtos. Quer saber quais são?
Atenção à lista de material escolar
Antes de sair às compras, verifique com atenção a lista de material escolar solicitada pela escola. Veja, por exemplo, se todos os itens são realmente necessários e se estão conforme as normas do Procon.
O órgão, inclusive, proíbe a cobrança de materiais de uso coletivo, como papel higiênico, detergente, álcool, etc. Além disso, confira se já tem algum material em casa que possa ser reaproveitado, como tesoura, régua, apontador, etc. Assim, evita comprar itens duplicados ou desnecessários.
Leia mais: 9 coisas que pessoas de sucesso fazem todo sábado de manhã
Pesquise!
Uma dica muito importante é pesquisar os preços e a qualidade dos materiais em diferentes lojas, tanto físicas quanto online. Você pode, por exemplo, usar aplicativos e sites de comparação de preços para facilitar essa tarefa.
Lembre-se de que o mais barato nem sempre é o melhor, pois pode comprometer a durabilidade e o desempenho dos produtos. Por isso, opte por marcas reconhecidas e que ofereçam garantia e assistência técnica.
Aproveite as promoções e os descontos
Uma forma de economizar na compra de material escolar é aproveitar as promoções e os descontos oferecidos pelas lojas. Isso se dá principalmente no início e no final do ano. Você pode negociar melhores condições de pagamento, como parcelamento sem juros ou à vista com desconto.
Também, aproveitar os programas de fidelidade, os cupons de desconto e as parcerias com escolas e sindicatos. Ah, e lembra do primeiro item, sobre reutilizar os materiais que já tem?
Que tal dar uma passadinha no brechó para comprar uma mochila diferentona e toda customizada?
Leia mais: 7 coisas que você deveria comprar para ser feliz
Evite os produtos da moda e os licenciados
A gente sabe que uma das maiores tentações na hora de comprar material escolar é escolher os produtos da moda e os licenciados. Ou seja, aqueles que trazem personagens de desenhos da Marvel, filmes e jogos. Os riscos são ainda maiores quando a criança ou adolescente está junto!
Por mais que o desejo de agradar seja grande, estes produtos costumam ser mais caros. Pior, nem sempre têm a mesma qualidade dos tradicionais. Além disso, podem perder o interesse das crianças rapidamente, gerando desperdício e insatisfação.
Por isso, prefira sempre os itens mais neutros, simples e de cores sólidas, que são mais versáteis e duráveis. As marcas têm sido criativas neste sentido, portanto, nem precisa ser aquele caderno basicão ou caneta tradicional.
Leia mais: 7 aplicativos para organizar o seu guarda-roupa pelo celular
Envolva os seus filhos na compra de material escolar
Por fim, uma dica que pode fazer toda a diferença é envolver os seus filhos na compra de material escolar. Isso não significa que você deve deixá-los escolher tudo o que quiserem (principalmente, os produtos acima). Mas sim, você conversar sobre a importância de economizar e cuidar dos materiais.
Sendo assim, explique o valor de cada item e mostre as vantagens de comprar produtos de qualidade. Ainda, itens que sejam adequados às suas necessidades. Desta forma, você estimula a responsabilidade e a consciência financeiras, além de criar um momento de união e aprendizado em família.
Seguindo essas dicas, você pode economizar na compra de material escolar e ainda garantir que a criança ou adolescente tenha tudo o que precisa para estudar com conforto e segurança.
0 comentários