Na contínua jornada pelo aprimoramento pessoal, muitos indivíduos buscam incessantemente maneiras de maximizar sua própria inteligência. Mas será que isso é realmente possível? De acordo com a ciência, a resposta é um enfático SIM! Recentemente, pesquisas identificaram técnicas comprovadamente eficazes para aumentar a inteligência. Vamos descobrir quais são!
De acordo com esses estudos, essas técnicas, quando integradas à nossa rotina diária, promovem o desenvolvimento das habilidades cognitivas. E, surpreendentemente, são acessíveis, o que significa que não exigem grandes investimentos de tempo ou recursos.
Leia mais: Sinais não tão óbvios que mostram que uma pessoa é confiável
1. Videogames ajudam a ficar mais inteligente
Dessa, os gamers vão gostar! A princípio, o envolvimento moderado com videogames de ação é uma das técnicas para ser mais inteligente. Isso porque aprimora a habilidade de avaliar cenários rapidamente e tomar decisões baseadas em percepções instantâneas.
Os videogames também intensificam a precisão visual e capacidade de discernir formas e cores. Mas, sobretudo, promovem a “plasticidade cerebral”, permitindo que o cérebro se adapte e melhore em áreas como foco, concentração e atenção.
Leia mais: 10 sinais de que um homem está inseguro, segundo a psicologia
2. Prática da atenção plena é uma das técnicas para ser mais inteligente
Estudos indicam que momentos de atenção plena levam a decisões mais claras e baseadas em informações atuais. Consequentemente, apresentam melhores consequências no futuro.
Só para exemplificar, nomes como Steve Jobs adotaram a meditação mindfulness, corroborando sua eficácia. Essa prática, frequentemente ensinada em escolas de Zen e artes marciais, ajuda a melhorar sua capacidade de tomar decisões inteligentes.
3. Malhar também exercita o cérebro
Além dos benefícios para a saúde, praticar atividades físicas está entre as técnicas para ser mais inteligente. Conforme estudos recentes, o exercício regular aumenta os níveis de BDNF (fator neurotrófico derivado do cérebro). Trata-se de uma proteína essencial para o desenvolvimento de novos neurônios e fortalecimento da memória.
Sendo assim, incorporar exercícios à rotina diária impulsionar sua inteligência. Deve ser por isso que muitos empreendedores de sucesso mantêm rotinas de exercícios estáveis.
Leia mais: 8 sinais da sua infância de que você será bem-sucedido na vida
4. O café potencializa a função cerebral
Olha a boa notícia para os amantes de café! A cafeína, de acordo com pesquisas recentes, melhora a clareza mental porque inibe a ação da adenosina, um neurotransmissor restritivo. Ao mesmo tempo, aumenta a liberação de dopamina e norepinefrina. Consequentemente, afina sua cognição e ainda beneficia o humor, tempo de resposta, memória e atenção.
5. Uma das técnicas para ser mais inteligente é tocas instrumentos musicais
O Journal of Neuroscience destaca que a prática musical amplifica as funções neurológicas, aprimorando habilidades cognitivas e linguísticas. Ademais, tocar um instrumento envolve múltiplas áreas cerebrais, melhorando sua comunicação em diferentes aspectos da vida.
6. Fazer anotações em papel
Sabia que fazer anotações à mão é mais eficaz do que digitar? Inicialmente, o hábito resulta em aprendizado superior, retenção prolongada de informação e melhor compreensão de novas ideias.
Só para ilustrar, Carlos Slim, o homem mais rico do mundo, mantém um registro manual meticuloso de seu império empresarial.
Leia mais: 7 coisas que você deveria comprar para ser feliz
7. Ler mais ficção
Por fim, entre as técnicas para ser mais inteligente, temos a leitura de ficção. Segundo pesquisas, pessoas que nutrem esse hobby tendem a apresentar maior quociente emocional (QE). A explicação está em mergulhar na mente de personagens diversos. Assim, os leitores compreendem melhor os outros. Dito de outra maneira, enxergam o mundo sob perspectivas diferentes.
Deste modo, a leitura de ficção enriquece a compreensão emocional e social.
Viu só, como primorar sua inteligência não é uma tarefa impossível? Com a implementação dessas técnicas para ser mais inteligente, você pode desenvolver habilidades cognitivas e alcançar seu potencial máximo.
0 comentários