Com o dia a dia corrido, o estresse e a depressão têm se tornado doenças prevalentes na população. Diversos são os tratamentos disponíveis, mas, uma forma de proteger a sua saúde mental é por meio da meditação. Mas, o que é exatamente essa prática? E quais são os benefícios da meditação?
Antes de mais nada, a meditação é uma prática milenar que tem como objetivo acalmar a mente e trazer um estado de tranquilidade e clareza. Além disso, ela envolve foco e concentração, permitindo que a pessoa se conecte consigo mesma e com o momento presente.
É possível realizá-la de diversas formas, como sentado em uma posição confortável, deitado ou até mesmo em movimento, como na prática da meditação caminhando. Na verdade, o importante é encontrar um ambiente tranquilo e dedicar um tempo diário para a prática.
Como aprender a meditar?
Para aprender a meditar, é recomendado buscar orientação e instrução de um profissional ou participar de cursos e workshops especializados em meditação. Existem diversas técnicas e abordagens, como a meditação mindfulness, a meditação transcendental e a meditação guiada.
Além disso, existem aplicativos e vídeos online que oferecem meditações guiadas para iniciantes, o que pode ser uma ótima opção para começar a praticar. O importante é encontrar um método que se adapte às suas necessidades e preferências e um que você consiga manter com consistência.
Ademais, a meditação é uma prática pessoal e cada pessoa pode ter experiências diferentes ao praticá-lar. Também, não existe um jeito certo ou errado de meditar, o importante é encontrar o que funciona melhor para você.
Leia mais: Fim de semana pesado? 5 dicas para recuperar o corpo e a mente
Quais são os principais benefícios da meditação?
A técnica tem diversos benefícios para o corpo e para a mente. Confira a seguir.
Redução do estresse
Durante a prática, o corpo libera hormônios que ajudam a diminuir a ansiedade e a tensão muscular. Além disso, ela também pode ajudar a regular os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, no organismo.
Melhora do sono
A prática regular da meditação ajuda a acalmar a mente, reduzindo os pensamentos negativos e as preocupações, o que facilita o processo de adormecer e melhora a qualidade do sono.
Aumento do foco e da concentração
Quando praticamos a meditação, direcionamos a atenção para um pensamento ou para um só objeto, aumentando a capacidade de concentração. Assim, com o tempo, é possível usar essa atenção para outras áreas da sua vida, aumentando também a sua produtividade.
Promove o bem-estar emocional
Ajuda a cultivar a consciência plena, o que significa estar presente no momento presente e aceitar as emoções sem julgamento. Isso pode levar a uma maior autoconsciência, autoaceitação e uma atitude mais positiva em relação à vida.
Leia mais: 5 receitas de suco detox para emagrecer sem sofrimento!
Promove a saúde cardiovascular
Estudos têm mostrado que a prática regular da meditação pode ajudar a reduzir a pressão arterial, diminuir os níveis de colesterol e melhorar a função cardíaca. Isso pode levar a uma redução do risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.
Aumenta a sensação de felicidade
Por fim, ela associa-se a um aumento nos níveis de serotonina, o hormônio da felicidade, no cérebro. Além disso, a meditação também pode ajudar a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, o que contribui para uma sensação geral de bem-estar e felicidade.
0 comentários