A internet cada vez mais faz parte da vida das pessoas, sendo um ponto importante para ter acesso a serviços públicos e oportunidades de crescimento econômico. No entanto, as finalidades de uso da internet são bem variadas. Isso pode ser visto no recente levantamento da Hostinger sobre os sites mais acessados no Brasil e no mundo em 2023. Portanto, veja quais são!
O que mais se acessa no mundo?
Antes de mais nada, grande parte da dinâmica da internet perpassa pelo advento das redes sociais. Tanto que os recentes índices de sites mais acessados sempre vão mencionar ao menos cinco das grandes redes. Nesse quesito, a Meta, empresa criadora do Facebook, tem ampla vantagem.
Isso porque é essa a empresa que ainda domina o segmento das redes sociais com os sucessos Facebook, Instagram e WhatsApp. Ainda assim, outras redes também se destacam, como o X (antigo Twitter) e o fenômeno recente do TikTok. Veja como ficou a lista de sites mais acessados no mundo em 2023 segundo a Hostinger:
- Google (87.04 bilhões de acessos por mês);
- YouTube (32.7 bilhões de acessos por mês);
- Facebook (16.71 bilhões de acessos por mês);
- Instagram (6.74 bilhões de acessos por mês);
- Twitter (6.14 bilhões de acessos por mês);
- Baidu (4.92 bilhões de acessos por mês);
- Wikipedia (4.54 bilhões de acessos por mês);
- Yahoo (3.58 bilhões de acessos por mês);
- Yandex.ru (3.30 bilhões de acessos por mês);
- WhatsApp (3.07 bilhões de acessos por mês)
Os sites mais acessados no Brasil
O nosso país é um dos grandes consumidores de internet no mundo, o que é garantido pelo enorme contingente populacional e a facilidade de acesso. De acordo com dados da pesquisa TIC Domicílios de 2022, feita pela Nic.br, cerca de 80% dos domicílios brasileiros já têm acesso à internet, nem que seja apenas pelo celular.
Entretanto, isso não é garantia total de acesso pleno. Segundo levantamento do Jornal da USP, o acesso à internet no Brasil ainda é muito desigual. Muitos dos que têm acesso à rede só podem acessar o WhatsApp, por exemplo. Isso explica o destaque da rede entre os sites mais acessados do Brasil, confira a lista do top 10:
- Google (4.58 bilhões de acessos por mês);
- YouTube (1.40 bilhões de acessos por mês);
- Facebook (840.5 milhões de acessos por mês);
- com (684.8 milhões de acessos por mês);
- Instagram (677.7 milhões de acessos por mês);
- WhatsApp (467.1 milhões de acessos por mês);
- UOL (457 milhões de acessos por mês);
- Google Brasil (300 milhões de acessos por mês);
- Twitter (252 milhões de acessos por mês);
- Mercado Livre (242 milhões de acessos por mês);
0 comentários