Explorar destinos que priorizam a sustentabilidade tornou-se uma preocupação cada vez mais relevante. No entanto, como verificar as credenciais ecológicas de uma cidade antes de planejar uma viagem? Anualmente, o Global Destination Sustainability Movement elabora o Índice GDS, destacando cidades que se transformam em locais mais regenerativos e resilientes. E, aqui, estão os destinos mais sustentáveis do planeta para você conhecer.
O Índice GDS classifica as cidades, sobretudo, com foco em critérios ambientais, sociais e de gestão. A Dinamarca é o país com mais cidades no top 20, seguida pela Suécia.
Destinos mais sustentáveis do mundo
1. Estocolmo, Suécia
Primeiramente, no top 10 dos destinos mais sustentáveis do mundo, Estocolmo tem a meta alcançar a total eliminação dos combustíveis fósseis até 2040. Só para ter uma ideia, a Swedevia, que gere os aeroportos locais, tornou todas as suas operações livres destes poluentes. Além disso, vale lembrar que foi a primeira do mundo a fazê-lo.
2. Bordeaux, França, em 9º entre os destinos mais sustentáveis do mundo
A “Cidade do Porto da Lua” estabeleceu metas ambiciosas! A ideia, a princípio, é conseguir:
- chegar à neutralidade de carbono
- conversão completa para energia renovável
- redução pela metade da poluição do ar até 2050
Adicionalmente, 75% dos vinhedos de Bordeaux possuem certificação ecológica. Deste modo, proporcionam aos turistas a oportunidade de desfrutar das delícias epicuristas sem preocupações com a pegada de carbono.
3. Glasgow, Escócia
Glasgow, em gaélico, significa “querido lugar verde”. E um dos destinos mais sustentáveis do mundo faz jus ao nome! Só para exemplificar, quer se tornar a primeira neutra em carbono do Reino Unido até 2030.
Para isso, deu início a iniciativas como a instalação de iluminação pública LED inteligente e a expansão das estações de carregamento para veículos elétricos.
Leia mais: Pequena cidade da Croácia venderá casas por 0,13 euros
4. Aalborg, Dinamarca
Eleita a cidade mais feliz da União Europeia em 2016, Aalborg agora se destaca como a sétima mais sustentável do mundo. Com ruas de paralelepípedos, tem uma estratégia ambiental ambiciosa.
Entre suas ações, por exemplo, há um festival anual de sustentabilidade. Nele, os próprios moradores apresentam seus projetos ecológicos.
5. Aarhus, Dinamarca
Mais uma cidade dinamarquesa na lista. E com justiça! Primeiramente, tem um centro compacto que permite acessar facilmente as principais atrações a pé. Além disso, conta com um eficiente sistema de transporte público.
Por fim, Aarhus opera com 77% de energia renovável e ainda almeja atingir a neutralidade de carbono até 2030.
6. Bergen, na Noruega, é um dos cinco destinos mais sustentáveis do mundo
Um dos principais motivos que coloca a cidade norueguesa aqui está nas opções de transporte ecológico. Só para ilustrar, Bergen ostenta uma das maiores taxas per capita de veículos elétricos do mundo. Isso inclui táxis, aluguel de carros e ônibus de turismo.
Ademais, as balsas elétricas e navios turísticos nos fiordes também garantem a maior porcentagem de embarcações elétricas do planeta.
Leia mais: Conheça a menor cidade do mundo e veja onde ela fica
7. Helsinki, Finlândia
Subindo oito colocações em relação ao ano anterior, a capital finlandesa fez bem a tarefa de casa. Principalmente, suas metas ambiciosas, visando uma redução de 60% nas emissões até 2030 em comparação com os níveis de 1990. Ainda, a neutralidade de carbono até 2035.
8. Copenhague, Dinamarca
Apesar de ser uma cidade movimentada, Copenhague mantém águas tão limpas em seus portos que os habitantes locais nadam neles no verão. Não só isso, como 74% da eletricidade provêm de fontes sustentáveis. Por fim, apenas 4% dos resíduos sólidos vão para os aterros.
Ah, mas ainda tem mais por vir! Copenhague pretende ser a primeira capital do mundo neutra em carbono em apenas dois anos.
9. Oslo, Noruega
Quase no topo, a capital norueguesa foi outra que subiu posições, em comparação ao ano passado. Para ir do 10º lugar para a segunda posição, Oslo equilibrou prosperidade e respeito ao meio ambiente:
- Mantém a harmonia com a natureza intocada, como florestas e fiordes, protegendo-os com políticas verdes.
- Os ônibus públicos estão cada vez mais sendo alimentados por eletricidade e biocombustíveis.
- Mais de 5.000 estações de carregamento para veículos elétricos estão disponíveis em toda a cidade.
Ademais, 94% dos hotéis possuem certificação ecológica, e a cena gastronômica se compromete com o movimento de alimentação ecológica. Nada mal!
Leia mais: O buraco mais fundo do mundo não tem fundo? A ciência responde
10. Gotemburgo, Suécia, no topo das cidades mais sustentáveis do mundo
Com o título de destino mais sustentável pela sétima vez consecutiva, Gotemburgo desempenha um papel significativo na política ambiental. Um de seus projetos mais ambiciosos, a Zona Verde da Cidade de Gotemburgo, testa novos meios de transporte e infraestruturas sustentáveis.
A princípio, o objetivo é tornar a zona completamente livre de emissões até 2030. O aeroporto da cidade também ostenta o mais alto certificado de acreditação de carbono aeroportuário.
O transporte urbano é movido a óleo de colza. E, ainda, as ilhas ao sul são totalmente livres de carros, acessíveis apenas por meio de transporte público.
Assim, fica fácil entender por que essa bela cidade escandinava é reconhecida como uma das mais verdes do planeta.
0 comentários