Pessoas tóxicas, além de nossas vidas pessoais, muitas vezes ameaçam nossas vidas profissionais também. Mas, como você pode reconhecê-las e o que você pode fazer para gerenciar tais pessoas no dia a dia?
No ambiente de trabalho, colegas tóxicos costumam sabotar os esforços de colegas ou chefes, prejudicando até os melhores ambientes laborais. Contudo, como na maioria dos problemas, existem soluções. O segredo está em reconhecer os sinais de alerta de toxicidade e saber gerenciá-los eficientemente.
Como reconhecer os colegas tóxicos no seu trabalho?
Antes de mais nada, imagine que você e seus colegas são um time de futebol onde cada um contribui com o seu papel. No entanto, há uma pessoa tóxica na equipe que, seja pelo seu comportamento ou de outras maneiras, estraga a atmosfera perfeita na equipe.
Eles podem sempre querer receber o crédito pelo trabalho dos outros, criando em todos os outros a sensação de que sua contribuição não é suficiente. Porém, esse tipo de toxicidade, se não for controlado, pode se espalhar, trazendo resultados desastrosos para qualquer ambiente de trabalho. Então, como você pode reconhecer essas pessoas tóxicas ao seu redor? Aqui estão algumas características, ou sinais de alerta, que podem ajudá-lo a identificá-las:
- Colegas tóxicos tentam impor sua opinião sobre os que estão ao seu redor.
- Elas sempre tentam controlar uma discussão.
- Colegas tóxicos estão sempre procurando maneiras de explorar você.
- Elas têm o hábito de apresentar as coisas em proporções diferentes.
- Elas são geralmente manipuladoras.
- Colegas tóxicos sempre precisam estar certos.
- Elas se ofendem facilmente.
- Elas sempre culpam os outros por quaisquer erros.
Leia mais: 8 coisas que pessoas com inteligência emocional fazem nas conversas
4 coisas a ter em mente ao lidar com colegas tóxicos no trabalho
Se lidar com um parceiro tóxico ou amigos tóxicos em sua vida pessoal é difícil, gerenciar colegas tóxicos pode parecer ainda mais. Você gosta do seu trabalho, é bom nele, há apenas esse “espinho” que pode variar de pequeno a bastante grande. Então, vamos discutir o plano para lidar com a situação:
1. Mantenha-se Profissional
Embora nem sempre seja fácil e sua paciência possa ser frequentemente testada ao enfrentar os comportamentos acima, você não deve esquecer que está em um espaço profissional. Então, suas reações devem ser apropriadas. Se você reagir, pode acabar perdendo o seu direito e ser considerado uma pessoa tóxica também.
2. Preste atenção aos detalhes
Também pode ser útil para você manter um arquivo detalhado de todas as situações tóxicas que possam ter surgido em seu trabalho. Exemplos detalhados e evidências relevantes ajudarão você, caso queira abordar o problema com um superior ou com o RH de sua empresa. No entanto, é bom primeiro conversar com a pessoa que te incomoda sem brigas e, se ela não entender, então abordar os responsáveis.
3. Dê o exemplo
Seu profissionalismo também pode ser demonstrado mantendo uma atitude positiva, tratando cada colega com absoluto respeito. Esse comportamento pode aumentar a positividade no seu local de trabalho, reduzindo a influência de pessoas tóxicas.
4. Comunicação aberta
Gerentes e supervisores em todos os locais de trabalho devem implementar uma cultura de comunicação aberta em suas equipes. Isso ajuda todos os membros a discutir abertamente os problemas e desafios que encontram em seu trabalho. Assim permitindo sua correção e resolução. Além disso, a comunicação aberta também melhora o companheirismo da equipe e reduz mal-entendidos. Mas a melhor parte é que ela sempre revela a pessoa tóxica.
No entanto, o melhor é tentar conversar com esses colegas tóxicos para ajudar, primeiro, sua equipe e, segundo, essa pessoa! Afinal, você vai sentir melhor resolver ao problema de uma maneira gentil.
0 comentários