Einstein foi um dos maiores gênios de todos os tempos e ele tinha um hábito que acreditava ser essencial para o aprendizado. Porém, esse hábito é muitas vezes subestimado pela sociedade. Inclusive, é comum que as pessoas julguem quem o tem. Mas, qual seria esse hábito que muitos consideram perda de tempo e é essencial para o aprendizado, segundo Einstein? Bem é o ato de sonhar acordado.
Frequentemente visto como uma perda de tempo, na verdade, revela-se uma prática valiosa para a saúde mental e o desenvolvimento da criatividade. Albert Einstein e outros grandes pensadores utilizaram essa técnica para cultivar suas ideias revolucionárias.
O cérebro que nunca descansa
Antes de mais nada, essa ideia de Einstein vai contra algo que muitos acreditam. Assim, contrariando a crença de que o cérebro “desliga” na ausência de estímulos, pesquisas recentes indicam que, mesmo em repouso, o cérebro permanece ativo. Inclusive, um estudo da Universidade Washington em St. Louis em 1997 descobriu que uma rede de conexões cerebrais é ativada quando não estamos focados em nada específico. Então, essa atividade constante é fundamental para a consolidação das memórias e o processamento de experiências.
Leia mais: 7 hábitos que o tornarão mais inteligente do que 98% das pessoas
Os benefícios de sonhar acordado para a memória e para o aprendizado
Além disso, o ato de sonhar acordado desempenha um papel essencial na formação de memórias de eventos que ainda não ocorreram. Segundo Moshe Bar, da Faculdade de Medicina de Harvard, isso ajuda a criar um conjunto de “experiências prévias” que influenciam nossas decisões futuras. Essa prática também potencializa a criatividade, permitindo a exploração de ideias inovadoras e soluções para problemas complexos.
Sonhar acordado x saúde mental
Ademais, sonhar acordado contribui significativamente para a saúde mental. Assim, ao permitir que a mente divague, promovemos um estado de relaxamento e alívio do estresse. Esses momentos de desligamento ajudam na recuperação mental e emocional, oferecendo um refúgio das demandas diárias. Inclusive, você já reparou em como, após momentos de descanso, a sua produtividade aumenta?
Leia mais: 5 frases usadas por pessoas com pouca inteligência emocional
Aplicação no ambiente de trabalho
Assim, como já citado acima, integrar períodos de sonhar acordado no ambiente de trabalho pode aumentar a sua capacidade de produzir e de pensar no novo. Ao invés de ser visto como procrastinação, deveria ser encarado como uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento profissional e pessoal.
Por isso, já está na hora de mudarmos a concepção de que “sonhadores” são pessoas que vivem em outro mundo. Na verdade, por trás de grandes realizações, sempre existem grandes sonhos, sonhos esses muitas vezes considerados loucuras pelos outros.rar nossa memória, criatividade e bem-estar mental. Loucura ou não, a ciência agora mostra que sem eles, muitos feitos não se realizariam
0 comentários