O universo está repleto de mistérios, e um dos mais interessantes é a formação dos planetas. Porém, por mais que a gente pense já conhecer sobre esse universo, recentemente, pesquisas trouxeram luz a uma questão intrigante: será que a Terra, e outros planetas sempre foram assim? Mais que isso, a Terra já foi plana? Bem, confira a seguir!
A formação dos planetas sob uma nova ótica
Pesquisadores da Universidade de Central Lancashire (UCLan), utilizando avançadas simulações computacionais, descobriram que os planetas jovens podem ter começado suas vidas com uma forma achatada, semelhante a um esferoide achatado, e não esféricos como geralmente se presume. Assim, este achado, publicado na revista “Astronomy & Astrophysics Letters”, desafia a teoria tradicional de que os planetas sempre se formaram e mantiveram uma forma esférica desde o início.
A pesquisa aponta para a “teoria da instabilidade do disco”, sugerindo que os protoplanetas se formam rapidamente a partir da fragmentação de grandes discos giratórios de gás denso ao redor de estrelas jovens. Esta teoria explica a formação rápida de grandes planetas a distâncias consideráveis de suas estrelas hospedeiras, um fenômeno observado em muitos exoplanetas descobertos nas últimas décadas.
Assim, a formação de um planeta inicia em um disco de poeira e gás que circunda uma estrela jovem. Então, neste disco protoplanetário, grãos de material começam a aglomerar-se, formando corpos maiores, conhecidos como planetesimais. Assim, com o tempo, esses corpos colidem e se fundem, crescendo em tamanho. Esse processo é conhecido como acreção.
Porém, as protoestrelas, estrelas muito jovens em formação, geralmente são ofuscadas por nuvens densas de poeira. Assim tornando difícil a observação direta dos discos protoplanetários. No entanto, radiotelescópios avançados, como o ALMA e o VLA, têm permitido aos astrônomos estudar esses discos e as primeiras fases da formação estelar.
Leia mais: O trem mais rápido do mundo que viaja a 1.000 km/h
Implicações e continuação das pesquisas
As descobertas dos cientistas da UCLan têm implicações significativas no entendimento de como os planetas se formam e evoluem. Além disso, a pesquisa está em andamento, utilizando modelos computacionais mais avançados para estudar como o ambiente influencia a forma dos planetas e determinar sua composição química. Assim, essas investigações futuras, especialmente com o Telescópio Espacial James Webb, poderão fornecer mais respostas sobre esses processos complexos e misteriosos do universo.
E aí, você já tinha pensado na possibilidade da Terra já ter sido planta? Essa descoberta sobre a evolução até as formas esféricas atuais da Terra e de outros planetas revela a incrível dinâmica do universo. Essas pesquisas não apenas desafiam nossas concepções prévias, mas também abrem novos caminhos para compreender a formação e a evolução dos sistemas planetários.
0 comentários