Com a onda de calor que o Brasil enfrentou (e ainda enfrenta) nos últimos dias, ar-condicionado virou praticamente item de necessidade. No entanto, o medo maior é o valor da conta de luz no final do mês. Por isso, descobrir qual ar-condicionado é mais econômico é crucial na busca por conforto térmico sem comprometer o orçamento.
Sendo assim, trouxemos os critérios essenciais que definem a eficiência energética dos aparelhos. Além disso, como o Índice de Desempenho de Resfriamento Sazonal (IDRS) se tornou a referência para identificar os modelos mais vantajosos. E, sobretudo, modelos de ar-condicionado mais econômico para escolher e não gastar horrores na conta de energia.
O que considerar ao comprar o ar-condicionado?
Antes de mais nada, o que devemos observar quando compramos um aparelho de ar-condicionado. Em primeiro lugar, o Inmetro analisa a eficiência energética dos aparelhos com testes rigorosos. Além disso, adota critérios específicos que abrangem capacidade de refrigeração, temperaturas e tolerâncias.
No entanto, desde 1º de janeiro deste ano, a entidade adotou o Índice de Desempenho de Resfriamento Sazonal (IDRS). Trata-se, a princípio, de um parâmetro para avaliar esses dispositivos. Neste sentido, destaca os modelos com tecnologia inverter, reconhecidos como os mais eficientes do mercado.
De modo geral, o IDRS avalia o desempenho dos aparelhos ao longo de todo o ano, considerando condições de temperatura e demanda. Sendo assim, diferente da avaliação em um único ponto de operação, oferece uma visão mais abrangente do desempenho do ar-condicionado ao longo do tempo. E é assim que o Inmetro calcula o consumo anual de kWh de cada aparelho e, então, vê qual o ar-condicionado mais econômico.
Ar-condicionado mais econômico segundo as classificações
Como resultado dessa avaliação, os aparelhos recebem uma classificação na escala de letras de “A” até “F”. Quanto mais próximo da letra A, maior é a economia do produto. Em outras palavras, maiores as chances de ser um ar-condicionado mais econômico.
Por outro lado, quanto mais próximo de F, menor é a eficiência energética do aparelho. Essa classificação é disponibilizada por meio da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), presente nos condicionadores de ar à venda no país.
Leia mais: Você coloca o celular para carregar ao lado da cama? Fique atento
Modelos de ar-condicionado mais econômico, conforme o Inmetro
Para ajudar os consumidores, o Inmetro lançou uma lista com os modelos de ar-condicionado mais econômico. Confira e, então, faça suas comparações:
Daikin RHP09S5VL
Compatível com assistentes virtuais como Google e Alexa, o modelo RHP09S5VL de 9.000 BTUs da Daikin destaca-se como o ar-condicionado mais econômico do país, apresentando um consumo de 263 kWh/ano.
Equipado com compressores amigáveis ao meio ambiente, utilizando o fluido R-32, o aparelho realiza uma dupla filtragem do ar ambiente, garantindo uma proteção adicional à saúde do usuário.
Fujitsu General AOBG09LMCA
Desenvolvido para impacto zero na camada de ozônio, o Fujitsu General AOBG09KMCA de 9.000 BTUs oferece alta economia de energia, consumindo apenas 265 kWh/ano.
Além disso, o modelo Quente e Frio conta com um filtro exclusivo de Íon, atraindo impurezas como pólen, bactérias e esporos de fungos, proporcionando um ar mais puro e saudável ao ambiente.
Samsung AR09CVFAAWKNAZ
Compatível com a função SmartThings Energy, o Samsung AR09CVFAAWKNAZ de 9.000 BTUs permite que o consumidor monitore o consumo de energia em tempo real, contribuindo para um baixo consumo de 273 kWh/ano. Assim, entra na lista de modelo de ar-condicionado mais econômico.
Ademais, o modelo Quente e Frio também apresenta o modo WindFree, dispersando o ar climatizado por meio de 23.000 micro-furos. Assim, elimina o vento gelado direto e proporcionando maior conforto ao usuário.
Elgin HJFI09C2IA também entra como ar-condicionado mais econômico
Equipado com a tecnologia Inverter, o Elgin HJFI09C2IA de 9.000 BTUs garante eliminar até 99% das impurezas do ar. Com um consumo anual de apenas 287 kWh, o aparelho Frio oferece funções como timer, difusor de potência e sensor de presença. Por isso, foi reconhecido como um dos mais silenciosos da categoria, produzindo no máximo 43 decibéis de ruído interno.
Elgin HJQI09C2IA
Fabricado pela Elgin, o modelo HJQI09C2IA de 9.000 BTUs possui um consumo anual de 292 kWh. O aparelho Quente e Frio, com serpentina de cobre para maior durabilidade, utiliza a tecnologia de filtragem AG+ com íons de prata para combater as bactérias presentes no ar. Assim, o mantém mais limpo e seguro.
Gree GWH09AEC-K3DNA1A
Na sexta posição dos ar-condicionados mais econômicos do país, o Gree GWH09AEC-K3DNA1A/I consome 295 kWh/ano. Com função desumidificação e opção sono, que ajusta a temperatura ambiente ao longo do tempo, o aparelho Quente/Frio oferece comodidade ao usuário.
Daikin FTKP09Q5VL
Fabricado pela Daikin, o modelo FTKP09Q5VL de 9.000 BTUs possui excelente eficiência energética, com consumo de 303 kWh/ano na função Frio. Equipado com conexão Wi-Fi, temporizador e função desumidificação, o aparelho também conta com a tecnologia inverter. Por isso, garante seu lugar em uma lista de ar-condicionado mais econômico.
Springer Midea 42AGVQC09M5
O Springer Midea 42AGVQC09M5 de 9.000 BTUs, com funções Quente e Frio, consome 308 kWh/ano. Equipado com tecnologia inverter, temporizador e função dormir, o aparelho oferece eficiência e conforto.
Consul CBK09CBXNA
Único dispositivo da Consul na lista, o modelo CBK09CBXNA de 9.000 BTUs consome 312 kWh/ano. Equipado com a tecnologia Triple Inverter, que possui dois motores DC Inverter e um compressor DC Inverter, o condicionador de ar também apresenta a exclusiva tecnologia EconoMaxi. O que, inegavelmente, facilita a troca de calor na serpentina.
Samsung AR09BSEAAMGNAZ encerra a lista de ar-condicionado mais econômico
Fechando a lista dos 10 aparelhos mais econômicos, o Samsung AR09BSEAAMGNAZ de 9.000 BTUs possui um consumo de 312 kWh/ano. Equipado com a tecnologia WindFree, elimina o vento gelado direto, proporcionando maior conforto. O dispositivo é compatível com o SmartThings Energy, oferecendo controle total de gastos e consumo de energia em tempo real.
0 comentários