Com as mudanças climáticas recentes, há a preocupação de o país enfrentar temperaturas ainda mais altas, além de abafamento em todas as regiões. Assim, com riscos de variações de temperaturas, tempestades e até mesmo ciclones, confira as previsões para março de 2024.
Altas temperaturas e ciclones: previsões para março de 2024
Antes de mais nada, pode-se esperar altas temperaturas e abafamento em todas as regiões, com particular atenção para ondas de calor na região Sul. Além disso, também espera-se cerca de quatro frentes frias, com uma probabilidade maior no final de março. Especialmente no interior do Sul e em partes do Sudeste. Há também alerta para riscos moderados a extremos de chuvas no litoral do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, com possibilidade de formação de ciclones devido à baixa pressão atmosférica. Ademais, as chuvas devem ser frequentes e volumosas, influenciadas pela Zona de Convergência Intertropical e pelo fenômeno El Niño. Embora em menor grau em comparação com o ano anterior.
Ou seja, março de 2024 no Brasil será marcado por variações climáticas significativas em diferentes regiões. Portanto, veja a seguir as previsões por região.
Região Norte
Na Região Norte, as temperaturas variam entre 31°C e 36°C., Além disso, as capitais desta região, como Boa Vista (RR) e Manaus (AM), têm previsões de temperaturas elevadas com índices de chuva variando entre 5mm e 40mm.
Região Nordeste
Enquanto isso, o Nordeste apresenta temperaturas elevadas, com destaque para Maceió (AL), onde os termômetros podem chegar a 35°C. Além disso, as capitais nordestinas apresentam alta probabilidade de chuva, como é o caso de Recife (PE) e Salvador (BA), com índices que podem chegar a 20mm.
Região Centro-Oeste
Em Goiânia (GO) e Cuiabá (MT), as temperaturas permanecem altas, variando entre 31°C e 34°C. A previsão inclui chances de chuva, especialmente em Brasília (DF), onde se espera cerca de 30mm de precipitação.
Leia mais: Pesquisa revela o melhor lugar para assistir ao por-do-sol no mundo!
Região Sudeste
O Sudeste do Brasil, incluindo grandes centros como São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), apresenta temperaturas que podem variar entre 29°C e 33°C. Notavelmente, a previsão indica baixa probabilidade de chuva para cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.
Região Sul
Por fim, a Região Sul, incluindo cidades como Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC), pode esperar temperaturas entre 28°C e 32°C. Além disso, a precipitação nessas áreas pode chegar a 10mm, indicando um mês relativamente seco para a região.
Leia mais: O que são os misteriosos Pilares da Criação? A ciência responde!
Risco de eventos adversos
Vale destacar que, além das altas temperaturas, há riscos de eventos climáticos extremos, como a formação de ciclones, especialmente nas áreas litorâneas. Estes fenômenos são influenciados por sistemas meteorológicos complexos e podem provocar chuvas intensas e ventos fortes.
Então, diante deste cenário variado, recomenda-se que a população se mantenha informada sobre as atualizações meteorológicas, especialmente em áreas com risco de eventos extremos. É essencial estar atento aos avisos das autoridades locais e tomar medidas de precaução para garantir a segurança pessoal e de bens. As autoridades normalmente divulgam as medidas necessárias para proteção.
0 comentários