Dizer não à criança pode ser uma das formas mais fáceis de disciplina, mas nem sempre é a mais eficaz.
No entanto, existem maneiras melhores de recusar, prevenir ou disciplinar uma criança do que simplesmente dizer “não” o tempo todo. Além do óbvio desgaste, tanto para os pais quanto para as crianças, muitos especialistas acreditam que o uso excessivo do ‘não’ pode criar descontentamento generalizado ou criar sementes para futuros conflitos.
O uso frequente do “não” também pode fazer com que uma criança perca o verdadeiro significado da palavra. Por isso, o uso de frases curtas, claras e concisas funciona melhor. Em vez de dizer “não” na próxima vez que você se encontrar em uma das situações comuns a seguir, experimente estas alternativas de acordo uma psicóloga.
Como recusar doces e alimentos não saudáveis
A melhor solução nesse caso é sugerir alternativas. Tente evitar a promessa de “talvez amanhã”. As crianças não conseguem compreender bem o tempo, portanto, não faz sentido dizer exatamente quando no futuro eles terão o doce que desejam. A maioria das crianças simplesmente quer o que quer. Então, ofereça calmamente e firmemente um lanche saudável, apesar das reclamações de uma criança pequena.”
Também é importante prestar atenção às mensagens que você transmite sobre comida. Usar termos como saudável ou não saudável, bom ou ruim, pode criar emoções desnecessárias em relação à alimentação. Em vez disso, explique que certos alimentos oferecem ao nosso corpo mais energia, e que precisamos desses alimentos para melhorar nosso pensamento, aumentar nossa velocidade e manter nossa saúde.
Leia mais: 4 filmes que irão estimular a sua mente, segundo Harvard
Como dizer não à criança para não brincar com a comida
Às vezes, as crianças brincam com comida porque podem estar satisfeitas de uma refeição anterior. Então, a comida se torna um playground. Em vez de reagir com raiva quando a criança joga um prato cheio de macarrão no chão, simplesmente retire o prato e explique por que não se deve jogar comida.
Adote a mesma abordagem calma e explicativa quando seu filho começa a pular na cama: “Camas são feitas para dormir e relaxar, não para pular”. No entanto, se ele beber o leite sem problemas, reconheça o bom comportamento com elogios.
Como evitar que ele atrapalhe os jogos de outras crianças
Se uma criança pequena decidir prejudicar o jogo de um irmão, amigo ou outra criança, isso nem sempre significa que ela está com ciúmes. Pelo menos não conscientemente. Ela pode simplesmente ver o jogo e pensar que seria divertido estragá-lo. Mas tenha em mente o seguinte: a maioria das crianças não gosta de ser mandada. Em vez disso, pergunte se você pode se juntar e ajudar a orientar a maneira correta de brincar com outras crianças.
Como evitar que ele mexa com animais ou plantas
Se você pegar seu filho estragando suas plantas favoritas ou puxando o rabo de um animal de estimação, explique de forma clara que as plantas e os animais também estão vivos. “Quando você machuca a flor (ou um animal), está prejudicando seus sentimentos e seu crescimento.” Isso ajuda seu filho a desenvolver empatia e a conscientizar-se dos sentimentos de outros seres vivos. Dê à criança a responsabilidade de aprender a tratar a natureza com respeito.
Leia mais: 8 coisas que as visitas reparam assim que chegam na sua casa
Como evitar que uma criança agrida irmãos ou outras crianças
Simplesmente dizer “não bata” provavelmente não surtirá efeito. A capacidade de uma criança pequena entender o significado de bater nos outros é limitada. É importante interromper imediatamente esse comportamento, dizendo: “não é aceitável bater quando estamos zangados”. Isso acontece porque, muitas vezes, a criança está expressando frustrações ou buscando atenção. Peça aos irmãos que se abracem para promover o carinho entre eles. Ajude as crianças a se acalmarem quando estão com raiva ou pergunte o que precisam quando não estão bem. Outra alternativa que você pode tentar é ajudar a criança a começar a reconhecer as emoções que está vivenciando a cada momento. Assim que você identificar a emoção, dê um passo adiante para resolver o problema juntos.
Leia mais: Os melhores filmes para crianças e por que escolhê-los
Como dizer não à criança quando ela está fazendo birra ou pedindo algo
À medida que a criança aprende novas palavras, pode fazer birra para expressar descontentamento ou pedir algo. Evite frases como ‘pare de fazer birra’ ou ‘não faça birra’. Em vez disso, encoraje-a a se comunicar com palavras simples: ‘Não compreendo o que está dizendo com esse tom de voz’. Isso pode persuadir a criança a falar normalmente. A recompensa mais poderosa e natural será ouvir e responder às palavras, sentimentos ou pedidos da criança. Essa abordagem ensina implicitamente que a criança tem a escolha não apenas no tom de voz, mas também em grande parte de seu comportamento.
0 comentários