Se o ChatGPT ajuda em uma série de coisas, por que não usá-lo para construir seu currículo? Afinal, o documento é seu cartão de visita em uma seleção e, a partir dele, a pessoa recrutadora vê as qualidades necessários para o cargo. E, daí, te chama para a entrevista. A questão é que nem todo mundo sabe, exatamente, como redigir o seu. Pior, ainda mandam aquele padrão para todas as vagas que vê. Com isso, reduzem suas chances de contratação. Portanto, confira dicas de como usar o ChatGPT para redigir seu currículo. Claro, com moderação.
Segundo a Forbes, um em cada quatro jovens utiliza IA para impulsionar suas carreiras. Desse total, 15% cria melhores currículos e cartas de apresentação. Mas, embora o bot seja um ótimo recurso na elaboração de um currículo, existem ressalvas sobre até onde ir ao usá-lo. Logo, a IA pode iniciar a conversa, mas não terminá-la.
Em outras palavras, o ChatGPT é um recurso útil na preparação de um currículo, mas é fundamental estar ciente de como você o utiliza.
Limitações do ChatGPT
A IA, sem dúvidas, é uma ferramenta valiosa para quem busca emprego. Porém, vale entender suas limitações. Afinal, como depende de dados passados, pode ignorar as últimas tendências do mercado de trabalho. Isso inclui a elaboração de um currículo com informações desatualizadas. Além disso, a IA carece do toque humano, o que resulta em currículos impessoais.
Além disso, se não tiver certeza, pode inventar informações, sublinhando a necessidade de uma entrada completa. Em suma, além de despersonalizar os talentos e a criatividade de um candidato, um currículo gerado por IA pode prejudicar mais do que ajudar. Sobretudo, se:
- For usada como um atalho
- Parecer uma fórmula e impessoal, sufocando a voz única do candidato
- Interpretar erroneamente detalhes e gerar informações falsas
- Abafar o potencial de comunicação de um candidato
- Falhar em demonstrar consciência cultural, especialmente se você está se candidatando a um emprego no exterior
- Não abordar os valores culturais únicos de uma empresa
- Faltar entusiasmo, ambição e honestidade
- Não ser personalizado para se adequar ao trabalho específico e à empresa
Leia mais: Não está satisfeito com o seu emprego? 6 coisas que deveria fazer
Como usar o ChatGPT para redigir seu currículo?
Mas, afinal, dá ou não para usar o bot da redação do CV? Sim, desde que de forma moderada. Por exemplo, melhorando a ortografia e a gramática, o que até aumenta a chance de contratação.
Ademais, é importante aproveitar os pontos fortes da IA para, por exemplo, identificar lacunas de habilidades e sugerir melhorias relevantes. Também, analisar currículos de profissionais bem-sucedidos em seu campo, fornecendo insights sobre como se destacar.
1- Crie resumos que vendem
Primeiramente, o ChatGPT pode ajudar a criar resumos impactantes e exemplos de projetos que vendem sua vasta experiência. O bot é ótimo, por exemplo, em quantificar conquistas e enfatizar métricas. Mas não espere que ele acerte de primeira, então, experimente com prompts, ofereça muitos detalhes, seja específico e peça refinamentos até chegar ao resultado. Alguns comandos válidos aqui são:
- Liste minhas realizações de maneira orientada a resultados
- Melhore meu resumo enfatizando métricas específicas do setor
2- Personalize seu currículo para cada vaga
Com ou sem a ajuda do ChatGPT para redigir seu currículo, esse ponto é fundamental! O primeiro passo para se destacar é personalizar seu currículo para cada vaga almejada. Então, alimente a IA com a descrição do emprego e peça que sugira mudanças com base nos requisitos e expectativas.
Ou seja, adapte objetivos e resumos, destaque experiências relevantes e garanta que cada candidatura destaque por que você é a escolha perfeita. Alguns exemplos de prompts de IA são:
- Crie um currículo específico para o trabalho com base em minha experiência e [descrição do trabalho]
- Ajude-me a personalizar meu currículo para corresponder aos valores e cultura da [empresa]
Leia mais: Dicas para criar um currículo de sucesso no LinkedIn
3- Use o ChatGPT para redigir seu currículo aumentando a visibilidade com palavras-chave
Coloque o ChatGPT para trabalhar identificando jargões específicos da indústria que chamarão atenção em seu campo. De modo geral, incorporar palavras-chave faz com que seu CV seja captado pelos sistemas de rastreamento de candidatos (ATS) que muitos empregadores usam. Na prática, garante que chegue à caixa de entrada do gerente de contratação. Por exemplo:
- Encontre palavras-chave para [indústria/emprego] e integre-as naturalmente em meu currículo
- Sugira jargões de [indústria] que melhorarão meu currículo
4- Identifique erros de linguagem e formatação
Um currículo desorganizado é suficiente para que muitos gerentes de contratação descartem. Mas o ChatGPT pode tornar seu livre de erros. Não só isso, como também visualmente atraente e fácil de ler.
Uma dica, inclusive, é alternar entre um formato cronológico ou funcional. Ademais, ajustar o comprimento, modifiqcar a estrutura ou solicitar uma reescrita completa usando um modelo diferente. Exemplos de prompts para isso incluem:
Reduza meu currículo para uma página, melhore a estrutura e aprimore a gramática
Reescreva meu currículo para que pareça e seja lido como este: [currículo exemplo].
Leia mais: 7 profissões mais estranhas do mundo: você conhece alguma delas?
5- Se usar o ChatGPT para redigir seu currículo, revise!
Por fim, é importante revisar seu currículo gerado por IA e fazer edições antes de enviá-lo. Afinal, o ChatGPT não pensa como uma pessoa, mas segue padrões. Portanto, fique atento para palavras-chave de IA, como utilizar, facilitar ou alavancar, além de linguagem excessivamente formal ou repetitiva.
Recrutadores leem toneladas de currículos diariamente, então podem facilmente identificar os padrões. Além disso, verifique os links em seu currículo, pois o ChatGPT pode criar fontes inexistentes. Certifique-se de ter a palavra final na formatação do seu currículo para que ele soe como você.
0 comentários