Hoje, sábado, 6 de janeiro de 2024, os gregos celebram a Epifania, também famosa como Festa das Luzes, uma das principais festas do calendário da Igreja Ortodoxa Grega. Lembro-me de quando vivia na Grécia, ansiosamente esperávamos descer ao porto para assistir ao arremesso da Cruz. De acordo com a igreja ortodoxa, Epifania é a festa que marca a revelação da Santíssima Trindade, a Santa Trindade de Deus. No entanto, os primeiros anos do Cristianismo também a chamavam de “Festa das Luzes”, quando batizavam os seguidores da nova religião na véspera da Epifania.
Mas o que é epifania na Bíblia?
Antes de mais nada, a palavra epifania é de origem grega e significa revelação, manifestação, uma teofania (uma aparição divina). É quando Deus se torna visível ou reconhecível para as pessoas. Por exemplo, na história dos magos do oriente e dos pastores no campo, Jesus se revela no mundo como Deus.
Como os gregos comemoram a Epifania?
O fim de semana da Epifania começa com celebrações religiosas dos cristãos na manhã da véspera. Nas igrejas, são entoados cânticos das “Horas Grandes” e, em seguida, acontece a “Grande Bênção” realizada dentro do templo.
Os fiéis recebem a bênção e um pequeno símbolo religioso, retornando então às suas casas. Lá, preparam a refeição de jejum para o almoço, enquanto as crianças saem para cantar cânticos relacionados à Epifania.
Leia mais: Belize: conheça o país desconhecido com os templos dos Maias
Cânticos de Epifania
“Hoje é o dia das luzes e da iluminação,
A alegria é grande e a santidade também.
À beira do rio Jordão,
Nossa Senhora se ajoelhou.
Ela segura um objeto, segura uma vela,
E pede ao Senhor João.
São João, mestre e batista,
Me batize também, servo de Deus.
Para que eu possa ascender aos céus,
E colher rosas e incenso.”
Os costumes do dia se encerram tarde da noite, e à meia-noite acredita-se que os céus se abrem. Nesse momento, segundo a tradição, qualquer desejo feito de coração será atendido.
Leia mais: Os maiores e menores países do mundo, de acordo com estudo
O costume da “captura da cruz”
No dia da Epifania, os fiéis participam de cerimônias religiosas nas igrejas, onde entoam os cânticos das “Horas Grandes”, assim como no dia anterior. Em seguida, o sacerdote e os fiéis saem da igreja e se dirigem ao local onde ocorrerá a “Imersão da Cruz”.
Esse local pode ser um porto, um rio, uma fonte ou até mesmo um altar no pátio da igreja.
Ao mesmo tempo, os fieis soltam pombas brancas e alçam voo para o céu. Onde possível, os “mergulhadores” saltam na água para capturar a cruz.
Esse costume é conhecido como “Capturando a Cruz”, e aquele que encontra e pega a cruz é considerado afortunado e abençoado.
Leia mais: Atenas: o que fazer na cidade onde nasceu a civilização?
A celebração de São João Batista e o Batismo do Senhor
O fim de semana culmina em 7 de janeiro com a celebração de São João Batista e o Batismo do Senhor, já que foi São João quem batizou Jesus Cristo. São João Batista foi o precursor que anunciou a chegada do Dia do Senhor, precedendo o nascimento do Sol da Justiça.
Durante esses dias, os gregos ortodoxos celebram a Epifania com fervor e alegria, relembrando os eventos ligados à revelação da Santíssima Trindade e ao batismo de Jesus. É uma festa significativa no calendário religioso ortodoxo grego, marcada por rituais e tradições especiais.
0 comentários