Qual é a bebida mais antiga do mundo? Ela foi um acidente!

Qual é a bebida mais antiga do mundo? Ela foi um acidente!

Seja com álcool, seja sem álcool, seja com gás, ou sem, todos nós gostamos de uma bebida. Mas, você já se perguntou qual é a bebida mais antiga do mundo? Bem, vamos mergulhar no passado neste artigo!

A história da bebida mais antiga do mundo remonta a milhares de anos, e sua descoberta e processo de fabricação são bem interessantes. Por isso, aqui exploraremos a origem dessa bebida milenar, como ela foi descoberta e como é feita.

Como surgiu a bebida mais antiga do mundo?

Antes de mais nada, qual é ela? Bem, a bebida mais antiga do mundo é o hidromel. Também conhecido como “vinho de mel”, o hidromel remonta à pré-história e é a primeira bebida alcoólica que o ser humano produziu.

O engraçado é que se acredita que a descoberta do hidromel aconteceu acidentalmente, quando os primeiros humanos encontraram colmeias de abelhas e perceberam que o mel fermentado produzia uma bebida com sabor e efeitos diferentes.

A sua descoberta remonta a cerca de 9.000 anos atrás, na região que hoje conhecemos como Irã. Inclusive, os primeiros indícios dessa bebida foram encontrados em vasos de cerâmica datados desse período.

Ademais, os primeiros produtores de hidromel eram povos nômades que se estabeleciam em regiões onde havia abundância de colmeias de abelhas e mel. Assim, eles desenvolveram técnicas rudimentares para fermentar o mel e produzir a bebida.

Leia mais: 10 bebidas mais fortes do mundo para provar (ou não!)

E como os povos antigos fabricavam o hidromel?

O processo de fabricação do hidromel é relativamente simples e envolve apenas três ingredientes principais: mel, água e levedura.

Primeiramente, o mel é diluído em água quente para criar uma solução chamada mosto. Em seguida, adiciona-se a levedura ao mosto para iniciar o processo de fermentação.

Então, a fermentação ocorre quando as leveduras consomem os açúcares presentes no mel e produzem álcool e dióxido de carbono como subprodutos. Porém, esse processo pode levar semanas ou até meses, dependendo da receita e das condições de fermentação.

Após a fermentação, o hidromel é filtrado e engarrafado. Além disso, algumas variedades podem passar por processos adicionais, como envelhecimento em barris de madeira, para desenvolver sabores mais complexos.

Leia mais: Você sabe qual é a capital mundial do azeite? Veja e faça as malas

As variedades do hidromel

Assim como o vinho, o hidromel pode variar em cor, sabor e teor alcoólico, dependendo do tipo de mel utilizado e das técnicas de produção.

Inclusive, existem hidroméis secos, semidoces e doces, cada um com características distintas. Além disso, ele pode ser aromatizado com frutas, especiarias e ervas para adicionar complexidade ao sabor.

Leia mais: Por que comemos pipoca enquanto vemos filmes? Há um motivo!

O renascimento do hidromel

Apesar de ter sido a bebida mais antiga do mundo, o hidromel foi perdendo popularidade ao longo dos séculos, sendo substituído por outras bebidas alcoólicas, como o vinho e a cerveja.

No entanto, nas últimas décadas, ele tem passado por um renascimento, com produtores artesanais e entusiastas resgatando essa antiga tradição. Assim, hoje em dia, é possível encontrar hidroméis de alta qualidade em diversos países ao redor do mundo.

Author

  • Konstantinos Papadopoulos

    Grego que se apaixonou pelo Brasil. Morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, amante da história e atualidades, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre notícias, viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

    View all posts
magnifiercrossmenuarrow-down-circle