10 coisas que todo mundo fala, mas não sabe o significado

Coisas que todo mundo fala, mas não sabe o significado.

Você já parou para pensar em quantas expressões comuns utilizamos no nosso dia a dia, sem realmente saber o que elas significam? Muitas vezes, utilizamos certas frases ou palavras apenas porque todo mundo fala, mas sem entender o seu verdadeiro sentido. Por isso, aqui vamos falar sobre algumas dessas coisas que todo mundo fala, mas não sabe o significado por trás das expressões.

Coisas que todo mundo fala e não sabe o significado por trás das expressões

1. “Bater as botas”

Quando alguém diz que uma pessoa “bateu as botas”, geralmente está se referindo ao falecimento dessa pessoa. A expressão tem origem no século XIX, quando os soldados que morriam em combate tinham suas botas retiradas antes de serem enterrados.

Leia mais: Por que você deveria escrever à mão? Estudo revela algo que não sabíamos

2. “Casa da mãe Joana”

Além disso, quem nunca ouviu a expressão: é uma “casa da mãe Joana”? O seu uso ocorre para se referir a um lugar onde reina a bagunça e a falta de ordem. Mas, você sabe de onde surgiu? Bem, ela tem origem na história de Joana, a Rainha de Nápoles e da Sicília, que permitia que sua mãe tivesse livre acesso ao palácio e recebesse visitas de homens, causando grande desordem.

3. “Dor de cotovelo”

Enquanto isso, se alguém está com “dor de cotovelo”, significa que essa pessoa está com ciúmes ou sentindo-se mal por ter sido rejeitada em um relacionamento amoroso. Além disso, a sua origem foi o gesto de apoiar o cotovelo na mesa e apertá-lo com força, como forma de expressar a tristeza.

4. “Pagar o pato”

“Pagar o pato”, significa que essa pessoa está sendo responsabilizada ou punida por algo que não fez. Essa frase surgiu em uma antiga tradição portuguesa, na qual um pato era colocado em cima de uma mesa e as pessoas batiam nele como forma de punição coletiva.

Leia mais: Tribunal do zodíaco: 5 signos que te julgam só com um olhar

5. “Chutar o balde”

Ademais, “chutar o balde”, significa que uma pessoa desistiu de algo ou se revoltou contra uma situação. Ela surgiu na prática de chutar um balde de água para demonstrar insatisfação ou desistência.

6. “Cara de pau”

Quando dizemos que alguém tem “cara de pau”, estamos nos referindo a uma pessoa sem vergonha, que não se importa com as consequências de seus atos. A expressão tem origem no teatro, quando os atores utilizavam máscaras de madeira para representar personagens sem expressão facial.

7. “Fazer uma vaquinha”

Se você quer juntar dinheiro para uma causa ou despesa em comum, a expressão que mais se usa para isso é “fazer uma vaquinha”. Mas, de onde ela veio? Bem, a expressão remonta à tradição rural, na qual as pessoas se uniam para comprar um boi e dividir a carne entre elas.

Leia mais: Por que o inglês não é o idioma oficial dos EUA?

8. “Matar dois coelhos com uma cajadada só”

Além disso, quando conseguimos resolver dois problemas de uma só vez, dizemos que “matamos dois coelhos com uma cajadada só”. A base dessa frase é uma antiga prática de caça, na qual o caçador utilizava um cajado para matar dois coelhos ao mesmo tempo.

9. “Pôr os pingos nos is”

Sabe quando você quer deixar tudo esclarecido e resolver um problema? Essa é a hora de falar que deseja “por os pingos nos is”. A frase remonta à prática de escrever corretamente as letras “i” e “j”, que possuem um pingo no topo.

Leia mais: 5 livros para você ler antes de dormir e melhorar os seus dias

10. “Queimar o filme”

Por fim, quando alguém faz algo que prejudica sua imagem ou reputação, dizemos que essa pessoa “queimou o filme”. Essa fala surgiu no cinema, quando uma película era exposta a altas temperaturas e acabava danificada, prejudicando a exibição do filme.

E aí? Viu só como é interessante a origem de algumas coisas que todo mundo fala, mas não sabe o significado por trás das expressões? Essas são apenas algumas das expressões que utilizamos no nosso cotidiano sem realmente saber a sua origem.

Author

  • Talvane Póvoa

    Com formação em Engenharia Agronômica, certificação em Comércio Exterior e MBA em Formação Geral Para Altos Executivos pela USP, ele possui amplo conhecimento bancário devido ao trabalho prestado ao Banco do Brasil. É uma entusiasta de viagens, negócios e cultura, com uma paixão pela culinária. Encontrou na escrita uma maneira de compartilhar seus conhecimentos em uma variedade de temas.

    View all posts
magnifiercrossmenuarrow-down-circle