A linguagem corporal fala mais que as palavras. Por meio dela, mesmo sem querer, acabamos mostrando os nossos sentimentos do momento. Por isso, aqui separamos alguns sinais da linguagem corporal que passam uma impressão negativa para o outro. Muitas vezes você nem consegue perceber a mensagem que está passando. Mas, assim que notar, poderá começar a trabalhar nisso. Não é um erro seu, é apenas o seu corpo falando por você, algo perfeitamente natural.
Então, veja a seguir quais sinais de uma linguagem corporal ruim
1. Não fazer contato visual
Um dos principais sinais de confiança é fazer contato visual com a pessoa com a qual você está conversando. É comum que quando estejamos nervosos, tensos, tímidos ou inseguros, evitemos fazer contato com os olhos. Porém, acontece que o outro percebe esse sinal facilmente. Por isso, não subestime o poder do olhar, ele é uma das ferramentas de comunicação mais poderosas que temos. Não olhar para o outro durante uma conversa pode parecer que você está escondendo algo do outro.
Mas aqui vale uma dica: não encare de forma incisiva, pois a intenção aqui é transmitir confiança e não intimidar o outro.
Leia mais: 8 dicas para deixar o outro confortável com a sua linguagem corporal
2. Invadir o espaço do outro é um sinal de linguagem corporal ruim
Saiba os seus limites, ninguém gosta de ter o seu espaço invadido e de se sentir pressionado. Portanto, evite tocar muito na pessoa com quem fala ou chegar muito perto dela durante a conversa, caso vocês não tenham liberdade para isso, ou caso ela não dê permissão a você. Assim, você evitará que o outro se sinta desconfortável.
3. Fazer expressões faciais negativas
Muitas vezes é automático: não gostamos de algo, ou estamos desconfortáveis e já mostramos isso com a nossa expressão facial. Porém, as suas expressões faciais falam mesmo durante o silêncio. E, o que seria uma expressão facial negativa? Por exemplo: revirar os olhos, enrugar a testa ou franzir as sobrancelhas, tudo isso passa uma péssima imagem.
Dessa forma, parece que você está sem interesse e entediado com a conversa. Portanto, tente manter as suas expressões faciais mais positivas, como com um sorriso, por exemplo, ou pelo menos com uma expressão mais neutra.
Leia mais: Pantone apresenta qual será a cor ano de 2024
4. Cruzar os braços
Por fim, com certeza você já ouviu falar sobre esse sinal da linguagem corporal. Cruzar os braços passa uma imagem de que você não quer aproximação, não quer conversa.
Na verdade, a posição pode até parecer confortável para você, mas causa o sentimento contrário no outro. Então, para evitar isso, basta manter os seus braços relaxados durante a conversa. Assim, verá que as pessoas se sentirão mais confortáveis e se aproximarão de você.
E aí, qual desses sinais da linguagem corporal negativos você ainda usa? O mais importante é perceber e agir a fim de aprimorar a sua comunicação, fazendo com que você e o outro se sintam melhor.
0 comentários