Você, sem dúvidas, já sentiu o ouvido tampar assim que o voo decola ou, pelo menos, vai ganhando altitude. E, embora muito comum, a sensação causa desconforto e dor. Mas, felizmente, existem maneiras de desobstruir seus ouvidos após um voo para manter o conforto durante a viagem.
Antes de tudo, por que isso acontece? De modo geral, a sensação de tampar o ouvido no voo ocorre devido às diferenças de pressão na orelha média. A trompa de Eustáquio, que fornece ar a esta parte, pode ficar obstruída e, aí, passam por uma leve inflamação.
Mas, em vez de esperar que essa sensação incômoda desapareça por conta própria, você pode acelerar o processo utilizando métodos seguros e naturais. Elas têm, principalmente, o objetivo de limpar as trompas de Eustáquio e drenar os fluidos nas orelhas.
Então, se já faz algumas horas que você desembarcou no avião e não consegue ouvir muito bem os pensamentos de seu companheiro de viagem sobre a culinária local, experimente um desses cinco métodos para resolver os problemas nas suas orelhas e aprenda como evitar o entupimento no seu voo de volta.
Tente a Manobra de Valsalva para desobstruir seus ouvidos após um voo
Você pode até nunca ter ouvido falar no nome, mas, na prática, é uma das primeiras tentativas de desobstruir os ouvidos após um voo. Primeiro, feche a boca, aperte o nariz e, finalmente, sopre suavemente.
Esse truque funciona porque, ao criar pressão na parte de trás do nariz, você abre a trompa de Eustáquio e, assim, iguala a pressão. Mas, tome cuidado para não soprar muito forte e não danificar seus tímpanos.
Leia mais: Qual é o país em que as pessoas acordam mais cedo no mundo?
Manobra de Toynbee
Da mesma forma que a manobra de Valsalva, ajuda a equalizar a pressão em seus ouvidos. A diferença, entretanto, está em como fazer. Primeiro, aperte levemente o nariz e tome alguns goles de água. É exatamente usando os músculos da garganta que você consegue abrir as trompas de Eustáquio.
Óleo de oliva ou peróxido de hidrogênio
O truque, aqui, é abrir as trompas de Eustáquio amolecendo e removendo a cera de ouvido. Basta pingar de três a cinco gotas de óleo de oliva ou peróxido de hidrogênio no ouvido entupido.
Porém, é preciso fazer isso deitado e virado com esta orelha para cima. Em seguida, permanecer nessa posição por cinco a dez minutos. Depois, virar com a orelha afetada para baixo e esperar que o ouvido drene a cera de ouvido, bem como o excesso do líquido.
Ah, lembre-se de ter uma toalha pressionada contra seu ouvido enquanto faz isso. Quando terminar, use uma bola de algodão ou um lenço para absorver qualquer líquido na entrada do canal auditivo. Você pode usar esta técnica três vezes ao dia.
Compressa quente é uma das maneiras mais comuns de desobstruir seus ouvidos após um voo
Uma daquelas receitas de vó que dão certo para tudo! Primeiro, molhe uma toalha na água morna, torça e coloque na orelha por cinco a dez minutos. A princípio, é o tempo suficiente para que os fluidos comecem a drenar.
Leia mais: Por que você deveria passar mais tempo pensando em nada?
Vapor da água quente
Por fim, se chegar em casa e ainda estiver com o incômodo, uma das maneiras de desobstruir seus ouvidos após um voo é com o vapor da água quente. Em primeiro lugar, ferva água em uma panela e, em seguida, transfira para uma tigela grande.
Posicione-se com o rosto levemente sobre a tigela e coloque uma toalha sobre a cabeça. A ideia é cobrir você e a tigela. Por fim, inale o vapor para fluidificar o muco e a cera de ouvido no ouvido.
Se desejar, pode adicionar algumas gotas de óleo de melaleuca ou lavanda à água para reduzir ainda mais a dor e a inflamação. Respire até sentir seus canais auditivos se abrindo.
Mas, nem todo mundo se sente bem com isso. Então, o mesmo efeito você consegue tomando um banho quente de 10 minutos.
Ah, além de serem maneiras de desobstruir seus ouvidos após um voo, estas técnicas também são úteis em resfriados ou sinusite.
0 comentários