7 formas de um cachorro falar com você pela linguagem corporal

Linguagem corporal dos cachorros.

Os nossos cachorros são como familiares, criamos um vínculo tão forte com eles que se torna uma relação de amor indescritível. Não é à toa que os chamam de melhor amigo do homem. Mas, será que você consegue entender e ler o seu cachorro? Esses animais incríveis e muitas vezes se comunicam conosco através da linguagem corporal. Inclusive, é possível identificar o que eles estão querendo te falar apenas observando seus gestos e comportamentos. Dessa forma é possível até mesmo prever algumas de suas reações. Por isso, se você está um pouco perdido no assunto, estamos aqui para te ajudar. Pois aqui iremos te ensinar a interpretar a linguagem corporal dos cachorros e o que cada gesto pode significar.

A linguagem corporal dos cachorros

1. Cauda

A cauda do cachorro é um dos principais indicadores de seu estado emocional. Por exemplo, quando ele relaxa, sua cauda geralmente estará em uma posição neutra ou balançando suavemente. Porém, se a cauda estiver levantada e rígida, pode indicar excitação ou agressividade. Mas, e quando o cachorro fica com o rabinho entre as pernas? Bem, se a cauda estiver entre as pernas, pode ser um sinal de medo ou submissão.

Leia mais: Animal tem depressão? 6 sinais de que seu pet precisa de ajuda

2. Orelhas

Já em relação às orelhas, é importante observar se estão em pé, ou para trás. Mas, o que isso significa? Bem, se as orelhas estiverem em pé e voltadas para frente, o cachorro está provavelmente alerta e interessado no que está acontecendo ao seu redor. Porém, se as orelhas estiverem para trás ou coladas à cabeça, pode indicar medo ou submissão. Além disso, cachorros agressivos podem ter as orelhas para trás, mas de forma mais rígida e tensa. Então, se o cachorro estiver com as orelhas para trás e rosnando, pode ser um sinal de agressividade na certa.

3. Postura corporal

Como assim, os cachorros também têm diferentes posturas corporais? Sim, e inclusive elas são muito importantes para interpretar as suas emoções. Por exemplo, um cachorro confiante e dominante geralmente terá uma postura ereta, com o peito para fora e a cabeça erguida. Algo parecido com os humanos. Por outro lado, um cachorro submisso ou com medo pode se encolher, abaixar a cabeça e evitar contato visual direto. Porém, fique atento(a), pois se o cachorro estiver arqueando as costas e eriçando o pelo, pode ser um sinal de agressividade.

4. Lamber os lábios

Além disso, quando um cachorro lambe os lábios, pode ser um sinal de ansiedade, estresse ou desconforto. Normalmente eles fazem esse gesto quando sentem alguma ameaça, ou em situações de conflitos.

5. Bocejar

Sim, cachorros também bocejam e nem sempre isso é um sinal de sono. No caso desses pets, o bocejo pode ter diferentes significados, sendo outro sinal da linguagem corporal dos cachorros. Por exemplo, pode ser um sinal de tédio, cansaço ou estresse. Mas, já viu um cachorro bocejar diante de uma situação tensa ou de conflito? Bem, nessas situações o bocejo pode sinalizar que ele está desconfortável ou quer evitar um confronto.

6. Rosnar e mostrar os dentes

Esse é um sinal mais fácil de se perceber, além de ser mais conhecido, em geral. Isso porque quando um cachorro rosna ou mostra os dentes, é um sinal claro de agressividade e que ele está se sentindo ameaçado. Portanto, cuidado ao se aproximar de um cachorro nessas circunstâncias. Além disso, mesmo que ele esteja com a boca fechada, mas rosnando, também pode ser um sinal de que está se sentindo desconfortável e pode atacar se provocado.

Leia mais: O que é a linguagem corporal e como ela impacta a sua vida diária?

7. Contato visual

Por fim, já ouviu dizer que os olhos são a janela da alma? No caso dos cãezinhos isso não poderia ser diferente. O contato visual é uma forma importante de comunicação entre os cachorros e também entre os cachorros e os humanos. Por exemplo, o contato visual direto pode indicar confiança e dominância. No entanto, em certas situações, o contato visual prolongado pode ser interpretado como um desafio ou ameaça, especialmente por cachorros mais inseguros ou agressivos. Então, respeite os limites do cachorro e evite encarar fixamente.

Por fim, os cachorros podem até não “falar”, mas eles são capazes de se comunicar conosco. Por isso, atente-se a esses sinais para fortalecer o vínculo entre vocês e para deixar o seu cachorro ainda mais feliz.

Author

  • Talvane Póvoa

    Com formação em Engenharia Agronômica, certificação em Comércio Exterior e MBA em Formação Geral Para Altos Executivos pela USP, ele possui amplo conhecimento bancário devido ao trabalho prestado ao Banco do Brasil. É uma entusiasta de viagens, negócios e cultura, com uma paixão pela culinária. Encontrou na escrita uma maneira de compartilhar seus conhecimentos em uma variedade de temas.

    View all posts
magnifiercrossmenuarrow-down-circle