7 frutas mais saudáveis do mundo: há uma ‘baratinha’ que você come

As frutas mais saudáveis do mundo.

Todo mundo sabe que, mais do que uma prática saudável, comer frutas diariamente é um investimento valioso em nosso bem-estar. Afinal, elas são repletas de benefícios, fornecendo nutrientes essenciais que contribuem para o funcionamento ideal do corpo. Mas, para intensificar esses benefícios, vale acrescentar, pelo menos, alguma das frutas mais saudáveis do mundo na dieta.

Cientistas da Universidade William Paterson, nos Estados Unidos, realizaram uma pesquisa para identificar quais alimentos de origem vegetal são os mais saudáveis. Para isso, consideraram sobretudo a relação entre nutrientes e calorias. Surpreendentemente, apenas 7 frutas conquistaram seu lugar no topo dessa lista. Vamos ver quais são?

Frutas mais saudáveis do mundo

1. Limão-siciliano

Com 53 mg de vitamina C a cada 100 g, o limão-siciliano lidera o ranking das frutas mais saudáveis do mundo. Além disso, é rico em magnésio, cálcio, potássio e fibras.

Apesar de seu preço mais elevado que o limão-Taiti, por exemplo, incorporá-lo à dieta é fácil, seja em águas saborizadas ou misturado a sucos naturais.

Leia mais: Drink delicioso e fácil que impressionará seus convidados, barman ensina

2. Morango

Em segundo lugar, o morango oferece cerca de 62 mg de vitamina C a cada 100 g, superando até mesmo o limão. Além disso, é uma fonte rica em ferro, cálcio, magnésio e ácido fólico.

Quando a adicionar morangos a sua rotina é simples. Além de consumir uma das frutas mais saudáveis do mundo pura, você pode acrescentar em vitaminas matinais ou sucos refrescantes.

3. Laranjas estão, sem dúvidas, entre as frutas mais saudáveis do mundo

A laranja, conhecida mundialmente, ocupa o terceiro lugar, sobretudo pela alta concentração de vitamina C, cálcio, potássio e magnésio. Além de ser uma excelente opção para saciar o desejo por doces, ainda auxilia na digestão.

4. Limões Verdes

Os limões verdes também entram na lista, proporcionando vitaminas e minerais essenciais, como vitamina C, cálcio, potássio e fosfato. Sua versatilidade na culinária também o torna acessível e fácil de incorporar à dieta.

5. Toranja vermelha e rosa

A toranja é uma fruta semelhante à laranja e, da mesma forma que nossa velha companheira, destaca-se pelo alto teor de vitamina C. Embora seja um pouco menos comum no Brasil, é possível encontrá-la em mercados especiais. No entanto, o preço pode assustar, então, é uma da frutas mais saudáveis do mundo para consumir ocasionalmente.

6. Amora, uma das frutas mais saudáveis do mundo

A amora conquista o sexto lugar das frutas mais saudáveis do mundo, não apenas pela vitamina C. Sua contribuição se dá, principalmente, por ser rica em potássio, magnésio, ferro, manganês e cálcio.

Suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias a tornam uma adição deliciosa a sucos, vitaminas ou receitas.

7. Toranja branca

Em último lugar, mais uma variedade de toranja, conhecida por sua quantidade significativa de fibras na parte próxima à casca. Apesar de ser uma aliada da saúde intestinal, sua presença no Brasil também é limitada.

Ao variar e incorporar essas frutas à sua alimentação, você não só desfruta de sabores incríveis, mas também fortalece sua saúde com nutrientes essenciais. Experimente novas combinações e descubra o prazer de uma dieta equilibrada e deliciosa.

Fruta promissora para 2024

Além das frutas mais saudáveis do mundo, sabe quem promete para o ano que vem? A lichia! Originária de árvores sempre-verdes em climas tropicais, é rica em cobre, ferro, manganês e fósforo. Além disso, tem apenas 66 calorias, por unidade!

Vem saber mais sobre a frutinha aqui.

Author

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

    View all posts
magnifiercrossmenuarrow-down-circle