O Natal é uma época de celebração, troca de presentes e união familiar. Porém, você sabia que, em diversas culturas ao redor do mundo, existem crenças que associam certos presentes a uma possível atração de pobreza? Mesmo que nem todos acreditem nesse tipo de tradição, ou superstição, há quem leve isso muito a sério. Por isso, aqui listamos os presentes de Natal que podem trazer “azar” pelo mundo, de acordo com crenças populares. Pelo sim, pelo não, talvez seja melhor evitá-los nesta data.
Presentes que podem trazer azar, segundo crenças pelo mundo
1. Facas
Em alguns países, como no Brasil e na Espanha, presentear alguém com facas é visto como um gesto de má sorte. Mas, por quê? A crença vem do fato de que usamos as facas para cortar algo. Assim, dar esse objeto de presente significa que o presenteado terá sua amizade ou relacionamento cortado, simbolizando uma separação ou ruptura. Porém, se te presentearem com uma faca, nem tudo está perdido, basta oferecer uma pequena quantia em troca, simbolizando uma compra e neutralizando o possível azar.
Leia mais: Krampus: conheça o lado sombrio do Natal na Europa
2. Relógios
Além das facas, um outro objeto que muitos associam ao azar no Natal é o relógio. Essa crença é comum em algumas culturas asiáticas, como a chinesa e a vietnamita. Isso ocorre porque a pronúncia da palavra “relógio” em chinês se assemelha à pronúncia da palavra “morte”. Portanto, dar um relógio de presente pode ser interpretado como um desejo de morte ou uma contagem regressiva para o fim da vida.
3. Sapatos
Pelo menos, não é tão fácil presentear alguém com sapatos, não é mesmo? Nem sempre sabemos o número e o gosto da pessoa. Mas, além disso, em algumas partes da América Latina, presentear alguém com esses itens pode ser considerado um gesto de má sorte. Isso porque acredita-se que ao dar esses objetos de presente, a pessoa que os recebe ficará “presa” ou “amarrada” ao relacionamento com o doador.
Depois dessa, você pode estar pensando então em dar um sapato de presente ao seu amor, né? Porém, isso pode ser interpretado como uma forma de aprisionamento ou falta de liberdade. E se você for quem recebeu o sapato de presente? Sem desespero, de acordo com a crença, para evitar o azar, basta, ao receber o sapato de presente, oferecer uma pequena quantia em troca, simbolizando uma compra e quebrando o possível “feitiço” da má sorte.
Leia mais: Filmes de Natal: os 9 melhores filmes natalinos desde os anos 90
4. Livros
Você deve estar pensando: como assim, até os livros? Bem, embora eles sejam uma ótima maneira de educar, em algumas culturas europeias, presentear alguém com esses objetos pode ser visto como um gesto de má sorte. Por quê? Bem, a crença diz que dar um livro de presente causa má sorte amorosa à pessoa que o recebe.
Porém, essa crença pode estar relacionada à ideia de que o conhecimento e a educação podem afastar a pessoa de encontrar um parceiro amoroso. No entanto, é importante ressaltar que ela está cada vez mais em desuso e a maioria das pessoas não acredita mais nessa superstição.
Por fim, é importante lembrar que essas crenças são apenas superstições e não têm uma base científica. No entanto, respeitar as tradições e crenças de diferentes culturas é uma forma de demonstrar empatia e consideração pelo próximo. Portanto, ao escolher presentes de Natal, é sempre bom estar ciente das possíveis crenças associadas a eles e agir de acordo com a cultura e os costumes locais.
E aí, agora você irá repensar na escolha dos presentes de Natal?
0 comentários