Quantas vezes você já passou pela situação de precisar de uma tomada por perto e não ter? Ou então, de precisar ligar diversos dispositivos, enquanto só havia lugar para um? Bem, para isso surgiram as extensões de tomadas, quase que “salvadoras” de vidas. Exageros à parte, as extensões de tomada são dispositivos muito úteis para fornecer energia elétrica a diversos aparelhos ao mesmo tempo. O seu mecanismo é bem fácil de entender, pois são compostas por uma série de tomadas adicionais conectadas a um único plugue que pode ser inserido em uma tomada de parede. Essa solução, que parece simples, permite que várias fontes de energia sejam conectadas ao mesmo tempo, facilitando o uso de vários aparelhos em um único local.
O que acontece se ligarmos vários aparelhos na mesma extensão?
Antes de mais nada, as extensões de tomada são projetadas para suportar uma determinada quantidade de energia elétrica, geralmente indicada em sua embalagem ou manual de instruções. No entanto, é importante ter cuidado ao ligar certos aparelhos a elas, pois o uso inadequado pode representar riscos à segurança.
Mas, quais seriam os perigos? Bem, os perigos de ligar certos aparelhos nela associam-se à possibilidade de haver uma sobrecarga elétrica. Isso ocorre quando a quantidade de energia demandada pelos aparelhos conectados excede a capacidade de suporte da extensão. Então, quando isso acontece, a extensão pode superaquecer, causando um curto-circuito e, em casos mais graves, até mesmo um incêndio.
Leia mais: Eita! Robô sai do controle e ataca funcionário em fábrica da Tesla
Aparelhos que não podem ser ligados à extensão
Portanto, devido a esses riscos, separamos aqui alguns dos aparelhos que geralmente não devem ser ligados em extensões de tomada. Aproveite e confira se você já ligou, ou ainda liga algum deles.
1. Aquecedores elétricos
Esses aparelhos consomem uma grande quantidade de energia e podem facilmente sobrecarregar uma extensão de tomada.
2. Ar-condicionado
Assim como os aquecedores, os aparelhos de ar-condicionado também exigem uma grande quantidade de energia para funcionar corretamente.
3. Geladeiras e freezers
Os dois eletrodomésticos possuem motores potentes que podem causar picos de energia quando você os liga, o que pode ser prejudicial para a extensão.
4. Máquinas de lavar roupa e secadoras
Elas possuem motores potentes e podem causar sobrecarga elétrica.
Além desses aparelhos, é importante evitar o uso de extensões de tomada para ligar múltiplos aparelhos que, individualmente, já consomem muita energia. Por exemplo, ferros de passar roupa, secadores de cabelo e chuveiros elétricos.
Leia mais: Por que você deveria desligar seu celular por 5 minutos?
Entendendo os riscos
É importante entender que os perigos de ligar esses aparelhos em extensões vão além do risco de incêndio. A sobrecarga elétrica também pode danificar os aparelhos conectados, causando mau funcionamento ou até mesmo a queima de componentes internos. E, ninguém quer jogar dinheiro fora, certo? Além disso, o uso inadequado de extensões de tomada pode resultar em choques elétricos, colocando em risco a segurança das pessoas que estão próximas aos aparelhos.
Portanto, para evitar esses perigos, recomenda-se ligar aparelhos de alta potência, como aqueles mencionados anteriormente, diretamente na tomada de parede. Além disso, caso necessário o uso de uma extensão de tomada, é importante escolher uma que adequada para a potência dos aparelhos que você irá conectar e evitar o uso de adaptadores ou extensões em cascata.
E aí? Agora você já sabe como usar a praticidade com segurança a seu favor? Não exagere no uso das extensões de tomada!
0 comentários