Você sabe qual operadora possui a internet móvel mais rápida mais rápida? Uma pesquisa Speedtest da Ookla revela entre a Tim, a Oi e a Vivo qual delas é a mais rápida no Brasil.
Qual a internet móvel mais rápida do Brasil?
Os dados mais recentes da pesquisa Speedtest da Ookla revelam que não há diferença estatística entre as velocidades e a consistência da internet móvel das principais operadoras do Brasil: Claro, TIM e Vivo.
Durante o quarto trimestre de 2023, os testes indicaram que as três empresas ofereceram velocidades medianas de download em torno de 48 Mbps, com a Vivo liderando ligeiramente com 49,63 Mbps, seguida de perto pela TIM, com 49,42 Mbps, e pela Claro, com 47,57 Mbps.
No entanto, de acordo com a Speedtest Intelligence, não há um vencedor estatisticamente significativo entre elas. Além disso, quando se trata de consistência, os resultados também são bastante similares.
Leia mais: Salário de até R$ 60 mil: empregos na Suíça para quem fala português
Com funciona o teste?
Antes de mais nada, o teste de consistência avalia quantas vezes a velocidade ficou acima dos 5 Mbps de download e 1 Mbps de upload. Assim, as três operadoras apresentaram mais de 85% de consistência.
Ademais, a Claro registrou 86,3%, seguida pela Vivo com 86,3% e pela TIM com 85,4%. Mais uma vez, não há diferença estatística entre as medições para determinar um vencedor claro.
Ainda, curiosamente, essa tendência de empate não se limita apenas às operadoras, mas também se estende aos aparelhos de topo de linha, como o iPhone 15 Pro e o Galaxy S23, que tiveram resultados estatisticamente semelhantes nos testes, com o iPhone se destacando ligeiramente em download e o Galaxy em upload.
Leia mais: 9 frases que demonstram empatia sem falar quase nada
Brasília lidera com a internet móvel mais rápida do país
No entanto, quando se trata de cidades e estados brasileiros, a história é diferente. Por exemplo, o Distrito Federal se destaca como a região com a internet móvel mais rápida do país, com uma velocidade mediana de download de 98,28 Mbps.
Além disso, o Rio de Janeiro e o Ceará também se destacam, com 57,37 Mbps e 55,13 Mbps, respectivamente. Entre as cidades, Brasília lidera o ranking com uma velocidade mediana de download impressionante de 142,48 Mbps, seguida por Goiânia (GO) com 90,04 Mbps e Fortaleza (CE) com 87,27 Mbps.
Esses resultados destacam a influência da geografia e da cobertura na qualidade da conexão móvel, mostrando como esses fatores podem variar significativamente de região para região.
0 comentários