No mundo cada vez mais digital em que vivemos, o Pix tem se tornado uma forma popular e conveniente de realizar transações financeiras. No entanto, com a popularidade do Pix, também surgiram golpes e fraudes relacionadas a essa modalidade de pagamento. Em 2024, é importante estar atento aos principais golpes que estão sendo aplicados no Pix. Mas, quais são os principais golpes do Pix que a população está sofrendo? Confira a seguir.
Principais Golpes do Pix em 2024
O ano mal começou e os golpes do Pix já estão fazendo muitas vítimas. Nem sempre é fácil de identificar um golpe, mas, a boa notícia é que conhecendo os principais, fica bem mais fácil de não cair em um. Portanto, veja alguns dos mais usados.
1. Falsos robôs e assistência técnica
Neste golpe, golpistas se passam por serviços de assistência técnica ou robôs automáticos do Pix para obter informações bancárias dos usuários. Eles entram em contato com as vítimas, geralmente via mensagem, telefone, ou e-mail, e oferecem ajuda para resolver problemas fictícios com o Pix. Ao fazer isso, buscam obter dados pessoais e bancários das vítimas, como senhas e números de conta.
2. Fraudes em transmissões ao vivo
Já neste golpe, durante transmissões ao vivo, especialmente em plataformas como YouTube, golpistas promovem QR Codes falsos ou solicitam transferências de dinheiro. Assim, alegam que isso é para para fins benéficos ou promocionais. Então, os espectadores, pensando que estão contribuindo para uma causa legítima ou participando de uma promoção, acabam transferindo dinheiro para os criminosos.
3. Substituição de QR Codes
Enquanto isso, neste golpe, os golpistas substituem QR Codes legítimos por versões falsas, desviando os pagamentos para suas contas. Por isso, é sempre importante conferir a autenticidade do site antes de realizar o pagamento. Porém, isso pode acontecer em estabelecimentos comerciais físicos ou online. Assim, quando o cliente escaneia o QR Code falso para realizar um pagamento, o dinheiro é enviado para a conta do golpista em vez de para o vendedor legítimo.
4. Golpe da mão fantasma é um dos golpes do Pix em 2024
Esse golpe envolve a instalação de softwares maliciosos no dispositivo da vítima. Então, estes softwares são projetados para alterar as informações de pagamento quando uma transação Pix é realizada, desviando os fundos para a conta do golpista sem que a vítima perceba. Portanto, e importante ter um antivírus instalado no seu dispositivo para tentar evitar esse golpe.
5. Comprovantes falsos
Outro golpe cada vez mais comum envolve a criação de comprovantes de transação falsos para enganar vendedores ou prestadores de serviços. Isso é frequentemente usado em transações de compra e venda online, onde o vendedor envia o produto ou serviço acreditando ter recebido o pagamento.
6. GoPix
Por fim, aqui, o criminoso faz um redirecionamento para links maliciosos que visam roubar dados bancários. Então, ao clicar nesses links, os usuários são direcionados para sites falsos onde suas informações pessoais e bancárias são roubadas.
Leia mais: Brasileiros vão a país europeu para comprar iPhone sem impostos
Evolução dos Golpes em 2024
E não para por aí, segundo estudos da Kaspersky e outras fontes, houve um aumento de 32% nos golpes financeiros online no Brasil em 2023, com previsão de continuidade dessa tendência em 2024. Além disso, os ataques estão se tornando mais sofisticados, com o uso de inteligência artificial para criar golpes mais convincentes e explorar vulnerabilidades em sistemas de código aberto.
Leia mais: 4 franquias no setor da alimentação baratas e lucrativas para 2024
Como se proteger
Mas, diante de tantos ataques, como é possível se proteger? As orientações das autoridades são as seguintes:
- Evite clicar em links suspeitos e verificar sempre o remetente de e-mails e mensagens.
- Em caso de dúvidas, contate seu banco por um canal oficial e verificado.
- Mantenha seus dispositivos e programas sempre atualizados.
- Baixe aplicativos apenas de fontes oficiais e confiáveis.
- Faça backups regulares para proteger seus dados de sequestros virtuais.
- Utilize autenticação de dois fatores sempre que possível para maior segurança.
Qual é a responsabilidade dos bancos em meio a tudo isso?
Os bancos brasileiros, segundo a Febraban, investem anualmente em sistemas de segurança e têm processos estruturados para prevenção de fraudes. Assim, em caso de golpes identificados, o cliente deve informar a instituição financeira imediatamente para a ativação de mecanismos de proteção. Por exemplo, o Mecanismo Especial de Devolução (Med), que permite o bloqueio e posterior análise de transações suspeitas.
Assim, com a adoção de medidas preventivas e a conscientização sobre as práticas de segurança você já terá dado um passo a mais para se proteger contra os golpes do Pix. Porém, com a evolução constante das ameaças, manter-se informado e adotar uma postura vigilante são as melhores defesas contra os golpistas.
0 comentários