A ciência sempre considerou os cães uma espécie entre as mais inteligentes do reino animal. Isso porque eles são capazes de reconhecer comandos e padrões, identificar comportamentos de seus tutores e até mesmo tomar decisões cognitivas. Porém, é possível ir além e medir o nível de inteligência de cada cãozinho! Veja a seguir como descobrir o Q.I de um cachorro.
Como descobrir o QI de um cachorro
Saiu recentemente uma publicação no jornal britânico The Mirror em que um doutor especialista em comportamento canino explica como é possível medir o Q.I de um cão. Para esse doutor, o segredo está em testar o poder adaptativo do cão, bem como sua capacidade de trabalho e obediência. Isso pode ser medido por meio de 5 testes:
1. Teste do cobertor
Para começar, será preciso pegar um cobertor ou toalha e aproximá-lo do seu cão. A ideia aqui é que ele consiga se familiarizar com o tecido e fique confortável nele. Então, cubra a cabeça do animal e deixe que ele, sozinho, busque alternativas para se livrar do pano. Assim, você identifica como seu cão resolve problemas.
- 3 pontos se libertar em menos de 15 segundos
- 2 pontos se levar de 15 a 30 segundos
- 1 ponto se mais de 30 segundos
Leia mais: 5 formas de ensinar o seu cachorro a conversar com você
2. Petisco sob a toalha
Agora, vamos avaliar a paciência. Com o mesmo cobertor ou toalha, faça o próximo teste: coloque um petisco bem cheiroso sob a toalha e deixe que o cão procure por ele. Para este teste, é importante que você cronometre o tempo para medir a evolução com o passar das semanas de treinamento.
- 3 pontos se achar em menos de 15 segundos
- 2 pontos se levar de 15 a 60 segundos
- 1 ponto se mais de 60 segundos
3. Teste do copo
Vamos testar a memória do seu cão. Este teste é semelhante ao anterior, mas agora com um grau maior de complexidade. Aqui, será preciso esconder o petisco sob um copo, mas colocar à vista do cachorro dois ou três copos idênticos. Então, o seu trabalho será cronometrar para ver em quanto tempo ele consegue encontrar.
- 3 pontos se escolher corretamente de primeira
- 2 pontos se errar uma vez antes de encontrar
- 1 ponto se errar duas vezes antes de acertar
4. Petisco sob o móvel
No teste seguinte, você deverá colocar um petisco debaixo de um móvel que contenha uma abertura suficiente para que o cão coloque a sua pata. Aqui, a ideia é cronometrar em quanto tempo ele conseguirá retirar a guloseima debaixo do móvel apenas com a pata. Dessa forma, você identifica o raciocínio do seu cão.
- 3 pontos se usar somente a pata e conseguir em menos de um minuto
- 2 pontos se tentar com a cabeça ou usar nariz e patas
- 1 ponto se desistir
Leia mais: 5 sinais de que você está lidando com alguém muito inteligente
5. Teste de agilidade
Por fim, avalie a criatividade do seu cão. Construa uma barreira com madeira ou papelão, mas que possua uma fenda no meio, onde você deverá depositar o petisco. Agora, você deverá cronometrar novamente para ver em quanto tempo ele conseguirá retirá-lo de lá. Quanto mais rápido for o seu cão nestas tarefas, então maior será o QI.
- 3 pontos se contornar a barreira em 30 segundos ou menos
- 2 pontos se levar mais de 30 segundos
- 1 ponto se tentar passar pela barreira de forma ineficaz.
Qual o resultado final?
A soma dos pontos determina a classificação da inteligência do cão:
- 13–15 pontos: seu cão é um gênio.
- 9–12 pontos: inteligente, mas não um Einstein.
- 5–8 pontos: tem potencial, mas precisa de mais estímulo.
- 1–4 pontos: pode não ser o mais esperto, mas compensa com afeto.
0 comentários