A Inteligência Artificial veio para ficar e não tem como escapar disso. Ainda que sempre gere polêmica e controvérsias sobre perda de empregos, a verdade é que a tecnologia pode alavancar oportunidades. Portanto, em vez de fugir dela, por que não investir nestas carreiras em IA? E mais, ganhar muito bem por isso!
Motivos para investir nisso, não faltam. Além da visível procura, as carreiras em IA oferecem boas remunerações, além de possibilidades de progressão. Só para ilustrar, a IA movimenta até US$ 4,4 trilhões anuais, segundo a consultoria McKinsey. E a tendência de crescimento beira os 30% nos próximos três anos.
Ih, mas não sei nem por onde começar! A gente te ajuda não só mostrando o caminho, como profissões bastante promissoras. .
Como começar a trabalhar em IA?
A princípio, trabalhar com inteligência artificial vale tanto para profissionais que já estejam na área de tecnologia quanto quem quer fazer transição de carreira. Dá uma olhada.
1. Veja suas próprias habilidades
Antes de mais nada, veja se tem as habilidades necessárias para trabalhar em IA. Se não tiver, desenvolva! Isso inclui, por exemplo, análise de dados, solução de problemas complexos e comunicação. Afinal, como explicar conceitos tão técnicos de forma clara?
Ademais, vale buscar informações para dominar a área. Embora seja humanamente impossível ser um mestre em todas as IA’s existentes, basta mostrar a lógica e como elas podem ser aplicadas em projetos reais.
Leia mais: Quer ser feliz na aposentadoria? Então, adote esses 7 hábitos
2. Busque capacitação para começar nas carreiras em IA!
Assim como a tecnologia não para, o conhecimento deve continuar. Por isso, participe de workshops, treinamentos e eventos na área para se aprimorar, principalmente nas áreas de learning machine, data Science e data analysis. E, sobretudo, formar networking.
Falando nisso, os contatos são sempre muito importantes, sobretudo para começar uma nova carreira. Neste sentido, busque pessoas em plataformas especializadas, como o LinkedIn, siga influenciadores e participe de grupos de discussão.
3. Vá para a prática
É claro que você precisa mostrar conhecimento teórico em qualquer uma das carreiras em IA. Mas, para mostrar a que veio, precisa comprovar o que sabe fazer na prática.
Portanto, monte um portfólio que mostre suas habilidades na área escolhida. “Ah, mas nem experiência eu tenho”. Então, busque eventos da área, inclusive competições, para colocar no seu currículo.
4. Vá em busca das oportunidades de carreiras em IA
Após adquirir o conhecimento necessário, estabelecer conexões e sentir o que é trabalhar em IA, corra atrás dos empregos! O LinkedIn, por exemplo, está cheio de vagas!
No entanto, só entre no mercado com as habilidades exigidas, assim, não “queima seu filme” e se destaca nos processos seletivos.
5. Softskills também são importantes!
A gente falou bastante sobre a capacidade técnica, mas não se esqueça de que carreiras em IA, assim como qualquer outra, demandam habilidades pessoais. Isso inclui trabalho em equipe, comunicação e liderança.
Leia mais: Este é o erro mais comum no seu currículo, segundo recrutadora da Amazon
Carreiras em IA que estão em alta
Agora que você já sabe como começar, vale entender quais áreas concentram mais oportunidades. Então, confira quais cargos estão em ascensão nesta nova realidade:
- Engenheiro de prompt
- Gerente de transformação digital
- Especialistas em cibersegurança
- Governança e jurídico
- Analista de dados
- Engenheiro de manufatura com automação
- Consultoria
Pesquise sobre cada uma, veja com a qual se identifica e invista nas carreiras em IA. Com conhecimento e experiência, logo será possível negociar e conquistar salários mais altos.
0 comentários