Você sabia que existem plantas pré-históricas que você pode ter no seu jardim? E nem precisa viajar no tempo para pegar uma mudinha! São espécies que, apesar de muito comuns hoje, já existam há milhões de anos.
De modo geral, as plantas pré-históricas são aquelas que surgiram na Terra quando não havia vida animal ou humana. Talvez, os dinossauros. Só para ter uma ideia, estavam aqui desde o início do planeta e sempre desempenharam um papel importante na evolução dos seres vivos.
Qual? Simplesmente, fornecera o oxigênio que tornou a Terra habitável! Ademais, estas plantas persistiram apesar dos diversos eventos que abalaram o planeta há milhões de anos. Também, sobreviveram a todo tipo de mutações que a crosta terrestre sofreu.
Por diferentes processos de adaptação, conseguiram perdurar até os dias atuais, sendo a prova viva de quão complexa e sábia é a natureza.
Plantas pré-históricas que você pode ter no jardim
Bem, agora confira a seguir umas das plantas mais antigas do mundo que você pode ter na sua casa!
1. Erva-cavalinha
Tão comum em chás e banhos de ervas, esta planta teve seu auge durante a Era Devoniana, há cerca de 350 milhões de anos. Atualmente, grande parte dos depósitos de carvão do mundo derivam dela, que, só para ilustrar, coexistiu com os dinossauros.
Leia mais: Qual é a refeição mais cara do mundo? Veja onde é e o seu valor!
2. Palmeiras
Sim, aquelas palmeiras lindas que você vê na avenida são uma das plantas pré-históricas que você pode ter seu jardim. Mas, não qualquer uma, especificamente, a Butia capitata e a Trachycarpus fortunei.
Altamente resistente, prefere climas mais tropicais. Ainda assim, ambas se adaptaram e resistem ao frio.
3. Pinheiro-careca
Inicialmente, esta é uma árvore que cresce facilmente em solos secos e compactados. Pode atingir 40 metros de altura, mas é preciso ter cuidado com as raízes, pois podem facilmente levantar o solo.
Leia mais: Sorte ou azar: afinal, o que significam os cactos no Feng Shui?
4. Metasequoia glyptostroboides
Que nome é esse, hein? A metassequoia, um tipo de conífera, estava aparentemente extinta. Mas durante a Segunda Guerra Mundial, uma floresta inteira foi descoberta na China, de onde foram extraídas sementes.
Agora é uma árvore plantada em vários países e pode atingir 40 metros de altura em solo úmido.
5. Ginkgo biloba
Você, certamente, já tomou um chá das folhinhas para memória! As folhas em forma de leque, aliás, são características desta que é uma das plantas pré-históricas que você pode ter no jardim.
Mas, saiba que ela atinge cerca de 30 metros de altura. Por outro lado, suas folhas verdes claras se tornam douradas no outono, ou seja, ficam lindas.
Por fim, embora tolere facilmente o frio intenso, sua temperatura ideal fica entre 10 e 20 graus.
6. Magnólias
As flores desta árvore nativa da América do Norte começaram a aparecer na Era Mesozoica, especificamente no período Cretáceo. Portanto, tem cerca de 140 milhões de anos, e hoje existem mais de 80 espécies diferentes.
Leia mais: Conheça a capital verde da Europa e os motivos para visitá-la
7. Cycadales
Muito comuns no sul do Japão, onde aparentemente surgiram, se parece bastante com uma palmeira. Mas, pertence mesmo ao gênero das coníferas.
Sobre sua história, elas cresceram e prosperaram no passado, fornecendo sombra aos tricerátopos, cerca de 68 milhões de anos atrás.
8. Araucária araucana
Inegavelmente, uma das plantas pré-históricas mais bonitas, graças ao arranjo de suas folhas que criam uma forma de flor. Curiosamente, também são coníferas, da família dos pinheiros. E ficariam lindas em qualquer jardim.
Dicas para um jardim pré-histórico
Ok, você até conheceu plantas pré-históricas que você pode ter no jardim, que tal deixar seu cantinho bem característico, no estilo Jurassic Park? Você pode, por exemplo:
- colocar blocos de pedra em forma de pegadas de dinossauros
- pintar um mural com diferentes tipos de animais da época ou plantas mesozoicas
- imitar pinturas rupestres
É claro que as plantas pré-históricas são um complemento perfeito para a decoração do seu jardim. Além disso, muitas dessas espécies não requerem um controle ou tratamento tão rigoroso, afinal, sobreviveram milhões de anos sem a intervenção do homem.
0 comentários