Como você acha que é o ar que respira? Às vezes, parece que inalamos fumaça e poeira puras, né? Pois, saiba que não é apenas uma impressão! O Relatório Anual Mundial sobre a Qualidade do Ar divulgou informações preocupantes. Segundo os dados, praticamente todas as 100 cidades com os piores índices de poluição do ar estão na Ásia. Só para ilustrar, 83 ficam na Índia. Um cenário que, não apenas alerta para a crise climática global, mas também coloca em risco a saúde de bilhões de pessoas em todo o mundo. Como está o Brasil nisso?
Índia lidera as cidades com maior índice de poluição do ar
Conforme dados do relatório, a Índia lidera o ranking, abrigando 83 das cem cidades mais poluídas do mundo. Todas elas ultrapassaram em mais de 10 vezes as diretrizes de qualidade do ar estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Por meio de uma análise mais profunda, o ar analisado nestas regiões contêm altos índices de PM2,5. De modo geral, são partículas finas provenientes de fontes como queima de combustíveis fósseis, tempestades de poeira e incêndios florestais. Na prática, são as verdadeiras vilãs da história
Como se sabe, os efeitos da poluição do ar são devastadores. Só para exemplificar, causam uma série de doenças respiratórias e cardiovasculares, além de impactar o desenvolvimento cognitivo, principalmente em crianças. Por isso, os dados indianos são tão alarmantes.
Afinal, cidades como Begusarai, na Índia, emergem como pontos críticos, com concentrações de PM2,5. Para efeitos de comparação, isso ultrapassa as diretrizes da OMS em 23 vezes.
Mas, embora a Ásia Central e Meridional enfrentem os piores índices de poluição, o problema não é exclusivo dessas regiões. O relatório destaca que 92,5% das localidades em 134 países excedem as diretrizes de PM2,5 da OMS. Isso evidencia a necessidade urgente de ações globais para combater essa crise.
Leia mais: Conheça a capital verde da Europa e os motivos para visitá-la
Como está o Brasil?
A princípio, o Brasil também enfrenta sérios desafios em relação à qualidade do ar. Conforme os números dos relatórios, diversas cidades apresentam índices alarmantes de poluição do ar.
De acordo com o relatório World Air Quality de 2023, Manaus, capital do Amazonas, e Osasco, na região metropolitana de São Paulo, estão entre as mais afetadas. A primeira registrou uma significativa piora na qualidade do ar, enquanto Osasco é a segunda cidade com maior poluição do país.
Outras cidades paulistas, como Guarulhos, Rio Claro e Cubatão, também apresentam indicadores preocupantes. Só para ilustrar, registram níveis de poluição entre três e cinco vezes piores do que o recomendado pela OMS.
Contudo, no ranking, o município brasileiro com o pior índice de poluição do ar é Xapuri, no Acre . Desta forma, percebe-se a gravidade da situação em diferentes regiões do país.
Ainda que haja uma melhoria em relação aos primeiros registros, o Brasil continua a enfrentar desafios significativos em relação à poluição do ar. O que, inegavelmente, requer a implementação de medidas urgentes para proteger a saúde da população e o meio ambiente.
0 comentários