O Dia Internacional da Felicidade foi no dia 20 de março e, naquele contexto, a Organização das Nações Unidas (ONU) revelou a lista com os países mais felizes do mundo. Mais uma vez, a Finlândia saiu à frente, liderando o ranking pelo sétimo ano consecutivo. Mas, e por aqui, nas Américas? Quem ganha a melhor no quesito felicidade? Talvez, o país mais feliz da América Latina não surpreenda tanto, por ser Pura Vida!
Sim, a Costa Rica é o país latinoamericano que obteve a melhor colocação no levantamento da ONU. Só para ilustrar, chegou bem perto do top 10! Veja por que, além da posição de outras nações da América do Sul. Será que elas saíram bem ou mal na lista?
Por que a Costa Rica é o país mais feliz da América Latina?
Antes de tudo, vale lembrar que o Relatório Mundial da Felicidade, que sai anualmente, mostra uma visão abrangente das tendências de bem-estar em diferentes idades e gerações. Assim, tem embasamento para fornecer um ranking bem preciso dos países mais felizes.
De modo geral, a análise tem, por base, dados da Pesquisa Mundial Gallup que conta com a colaboração de renomados cientistas do bem-estar. Assim, revela uma série de descobertas significativas que posicionaram a Costa Rica como “o país mais feliz” da América Latina.
Em resumo, cada país recebe uma nota de 1 a 10, conforme a percepção de seus cidadãos sobre a vida em geral. Entre os itens, estão aspectos de bem-estar emocional. Esses resultados, então, baseiam-se na presença de emoções positivas e negativas na população.
Mas, quais são os fatores determinantes do bem-estar? Inicialmente, o relatório considera vários critérios que influenciam o bem-estar. Por exemplo, o apoio social, nível econômico, saúde, liberdade e ausência de corrupção, entre outros. Esses indicadores fornecem uma visão integral da qualidade de vida em cada país.
Leia mais: Será que o seu amor irá durar? 8 sinais indicam que sim!
Como a Costa Rica ficou tão bem colocada?
Apesar de não estar entre os 10 países mais felizes do mundo, a Costa Rica teve uma evolução significativa desde o relatório anterior. Só para ilustrar, em um ano, subiu 11 posições. Conclusão: ocupou o 12º lugar, de acordo com o Relatório Global da Felicidade 2024.
Mas, o que o país mais feliz da América Latina fez para merecer o título? Em resumo, o reconhecimento reflete os esforços contínuos da nação para promover o bem-estar de seus cidadãos.
Há sete décadas, a Costa Rica aboliu seu exército, mantendo apenas a polícia e transformando quartéis em centros culturais. Enquanto outros países latino-americanos enfrentaram ditaduras, a Costa Rica permaneceu pacífica, com sua última invasão territorial sendo um acidente em 2010.
Inclusive, as pessoas celebram essa independência com desfiles infantis, e o hino nacional tem origem em uma canção de boas-vindas. Além disso, o país tem uma economia voltada para energia limpa, sendo 99% proveniente de fontes renováveis.
Um compromisso com o bem-estar que as pessoas, inclusive, reconhecem. Segundo o levantamento, os jovens com menos de 30 anos da Costa Rica relatam níveis mais altos de satisfação geral. Sendo assim, colocariam o país na 11ª posição mundial nesta categoria.
Por outro lado, as pessoas com mais de 60 anos mostram níveis mais baixos de felicidade. Com base na sua percepção, o país mais feliz da América Latina ocuparia a 17ª posição.
Leia mais: 10 coisas que você faz quando criança e impactam sua vida adulta
Posicionamento regional
Além de se destacar no ranking mundial, a Costa Rica consequentemente se estabelece como líder em bem-estar nas Américas. Vale frisar que é o único representante do continente junto com o Canadá, que ocupa a 15ª posição mundial.
Diante disso, como ficaram os demais país, sobretudo, os sul-americanos, no Relatório Mundial da Felicidade? Aliás, como ficou a colocação do Brasil?
- Uruguai: 26º
- Chile: 38º
- Brasil: 44º
- Argentina: 48º
- Paraguai: 57º
- Peru: 68º
- Bolívia: 73º
- Equador: 74º
- Colômbia: 78º
- Venezuela: 79º
Ou seja, como vimos, ainda há um caminho bem longo a percorrer por estes países, né? Agora, conte: você já teve a oportunidade de visitar o país mais feliz da América Latina?
0 comentários