Arroz branquinho e soltinho? Conheça o truque dos restaurantes!

Arroz branquinho e soltinho.

Você é daquelas pessoas que morre de inveja ao ver um arroz branquinho e soltinho preparado por alguém? Simplesmente, porque ou o seu fica quase cru ou parece uma papa? Então, deixe esse sentimento ruim de lado! Trouxemos truques dos restaurantes para deixar seu arroz como sempre quis!

Se, no risoto, o ideal é que o arroz fique grudadinho e molhadinho, no dia a dia, a gente gosta mesmo bem soltinho. Principalmente, se for no famoso PF ou até com sua dupla perfeita: o feijão.

O problema é que nem todo mundo consegue deixar o arroz branquinho e soltinho. Seja por colocar água demais ou cozinhar pouco. Por isso, vamos te ajudar e trazer dicas que realmente funcionam.

Lave o arroz antes do preparo

Antes de tudo, lavar o arroz não o deixa apenas branquinho e soltinho, como também retira um tantão daquele amido de milho. Faz bem e, claro, ajuda no preparo.

Mesmo porque é justamente esse amido que gruda o arroz no cozimento. Logo, o ideal é lavar e escorrer até a água ficar transparente.

Leia mais: Macarronada à bolonhesa: a receita original direto de um italiano

Refogue para deixar o arroz branquinho e soltinho

Nada de colocar o arroz na panela e logo, em seguida, jogar água! Primeiro, é preciso refogá-lo com um fio de óleo. Ah, e se gosta de tempero, antes de adicionar o cereal, frite o alho e cebola.

Ademais, neste processo, permita que o azeite ou óleo envolva bem o arroz, como se fosse fritar. E, por fim, deixe para colocar água quando ouvir uns “estalos”.

Cuidado com a água!

Um dos erros que, sem dúvidas, impede de deixar o arroz branquinho e soltinho é exagerar na água. Então, qual é a quantidade ideal?

Embora a maioria das pessoas use duas partes de água para uma de arroz, a medida certa é 1 parte e 1/2 de água para uma de arroz. Assim, os grãos ficam al dente e, consequentemente, soltinhos.

Ah, e depois que colocar a água, prove o sal e ajuste os demais temperos.

Leia mais: Massa reaquecida pode ser benéfica para a saúde? Entenda

Não tire a tampa do arroz durante o cozimento

Jamais levante a tampa, nem mexa o arroz durante o cozimento. Primeiro, porque os grãos perdem a água. Em segundo lugar, por retirar a tampa, a água evapora e, consequentemente, será preciso adicionar mais. Resultado: o arroz fica empapado.

Deixe o arroz repousar

Por fim, antes que o arroz cozinhe por completo, desligue o fogo. Em seguida, deixe-o repousar por cerca de 5 minutos, sempre com a panela tampada.

Além destas dicas, lembre-se de que, às vezes, é preciso acrescentar água para que o cozimento termine. No entanto, jamais adicione água fria, ou seja, ela deve ser fervente. Ou, no mínimo, em temperatura ambiente.

Então, gostou das dicas? Tente e nos conte se seu arroz ficou mesmo branquinho e soltinho com elas!

Author

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

    View all posts
magnifiercrossmenuarrow-down-circle