É hora de discutirmos uma bebida rica em colágeno e com poderosas propriedades anti-inflamatórias, que celebridades têm adotado e nutricionistas recomendam para consumo regular: o caldo de ossos, popularmente conhecido como “bone broth”. Não é coincidência que até os espartanos consumissem uma versão semelhante, feita de sangue suíno.
Como essa tendência surgiu?
Antes de mais nada, o caldo de ossos se tornou uma tendência, na maioria devido ao endosso de celebridades. A atriz famosa, Salma Hayek, por exemplo, afirma consumir uma xícara diariamente. Nutricionistas também o recomendam por diversos motivos, pois beneficia tanto a saúde física quanto mental. Portanto, continue lendo para descobrir as razões pelas quais vale a pena incluí-lo em sua alimentação.
Leia mais: 4 filmes que irão estimular a sua mente, segundo Harvard
O caldo de ossos promove a saúde do sistema digestivo
As propriedades anti-inflamatórias do caldo de ossos são uma das principais razões para incorporá-lo à sua dieta. Esse caldo reduz a inflamação intestinal e alivia sintomas em pessoas com problemas digestivos. Além disso, é de fácil digestão e auxilia na absorção de outros nutrientes.
Ainda, devido à presença de condroitina e glucosamina (substâncias que protegem as articulações), ele acalma o intestino e beneficia o funcionamento adequado das paredes intestinais. Adicionalmente, o caldo é uma fonte rica de minerais como o magnésio, frequentemente escassos em nossa alimentação.
A alta concentração de colágeno no caldo é benéfica para a pele
O caldo de ossos, geralmente preparado com ossos de frango, porco ou boi, é excelente para a saúde da pele devido à sua riqueza em colágeno. Enquanto normalmente consumimos a carne muscular dos animais, deixando de lado as principais fontes de colágeno animal, como tendões e ligamentos, o caldo de ossos oferece uma alta concentração de colágeno, aminoácidos, glucosamina e condroitina. Todos esses componentes são benéficos para pessoas com dores articulares ou condições crônicas, como a osteoartrite. Além disso, o caldo possui benefícios imunológicos e é uma fonte ideal de colágeno para melhorar a qualidade da pele.
Uma comida que dá conforto e também promove a saúde mental
Os benefícios do caldo de ossos não se restringem à saúde física, mas também incluem benefícios psicológicos, pois é considerado uma comida de conforto, assim como uma sopa quente. Especialmente nos dias frios de inverno, ele proporciona imediatamente uma sensação de bem-estar, algo essencial nos alimentos que apreciamos. Além disso, devido à sua alta qualidade de gordura, também contribui para a saúde cerebral.
Leia mais: Cabelo cai muito? 8 causas que você pode resolver, médica diz
Como preparar o caldo de ossos
Especialistas concordam que a chave para a preparação do caldo de ossos é deixar os ingredientes cozinharem em fogo baixo, de preferência em uma panela. Esse método de cozimento lento permite uma maior extração de nutrientes. Idealmente, o caldo deve ferver em fogo baixo por pelo menos 24 horas. Escolher ossos de alta qualidade, de preferência de animais criados com alimentação natural, como frangos caipiras, é fundamental. Em casa, é possível preparar uma sopa com frango caipira em panela de pressão e, ao final, aproveitar o caldo.
Vocês podem armazenam esse caldo de ossos, popular entre as celebridades, na geladeira por cerca de 4 dias e também podem descongelar facilmente.
0 comentários