As recentes ondas de calor e todos os desastres naturais colocaram a comunidade internacional em alerta quanto a um possível extermínio da humanidade. No caso, todos esses fenômenos são de fato emergenciais, pois falam de um futuro recente: nessa geração ou nas próximas. Entretanto, o mundo já tem um prazo de validade! Veja como o Planeta Terra pode acabar.
A Terra não irá durar para sempre
A ciência moderna já conseguiu estipular previsões para os próximos bilhões de anos em nosso sistema solar e as notícias não são nada boas. Acontece que o Planeta Terra possui uma data possível em que tudo o que conhecemos terá um fim. Tudo bem que isso pode ser em bilhões de anos e, sem dúvidas, nenhum de nós estará aqui quando isso acontecer.
Em termos de tempo geológico, porém, essa escala pode ser considerada “curta”. Segundo a Revista Super Interessante, podemos imaginar que a Terra tem a expectativa de vida de um homem de 80 anos e agora estaríamos vivendo aos seus 66 anos. Ou seja, o tempo que passou é muito maior do que o que temos pela frente, embora ainda estejamos falando de bilhões de anos.
No caso, a ciência alerta para o iminente fim dos oceanos e das correntes de água por conta da evolução do Sol. Em termos mais específicos, o Sol terá muito mais energia que tem hoje, o que fará com que toda a água evapore e se concentre em nossa atmosfera. Assim, a grande consequência será um aquecimento global extremo e o fim da vida no Planeta Terra.
Leia mais: Fogos de artifício: regras e cuidados para a noite de Ano Novo
O Sol irá engolir a Terra
O fim de tudo poderá ser ainda mais dramático, pois a previsão é de que o Sol passe por uma grande expansão e, dessa forma, “devore” os demais planetas desse sistema solar. Isso quer dizer que não nenhuma previsão de que qualquer vida no Planeta Terra possa sobreviver a esse momento catastrófico.
Entretanto, você pode se conformar com a ideia de que tudo isso acontecerá apenas em bilhões de anos, o que é verdade. Ainda assim, uma ameaça paira no futuro recente da humanidade: o aumento da temperatura levou a ONU a classificar o planeta em estado de ebulição. Isso quer dizer que já ultrapassamos o aquecimento, segundo estudo da PUCRS.
0 comentários