Comer arroz branco faz mal? Harvard afirma que sim!

Arroz branco faz mal? Harvard tem a resposta.

Ih, parece que o arroz com feijão, prato favorito do brasileiro, tem mais uma ameaça! Segundo pesquisa da Harvard, comer arroz branco faz mal! E vai além: os efeitos são mais negativos do que o açúcar! Saiba por que e como substituir.

A princípio, o arroz é prejudicial sobretudo a pessoas diabéticas, graças ao alto índice glicêmico. Assim, provoca um pico rápido de glicemia, similar ao consumo de açúcar.

Mas, por que isso acontece? Afinal, qual a explicação de comer arroz branco fazer mal? E tem como substituir na dieta?

Comer arroz branco faz mal pela quantidade de amido

Em primeiro lugar, o arroz branco é um alimento refinado, ou seja, passa por processo industrial que resulta na remoção da casca, farelo e germe. Com isso, perde fibras, vitaminas e minerais, ficando apenas com alta concentração de amido, rico em carboidratos, uma concentração de 28.2g a cada 100g.

Por isso, esse tipo de consumo é particularmente desfavorável para pessoas com diabetes, que precisam monitorar constantemente os níveis de açúcar no sangue. Mas, não só comer arroz branco faz mal, mas também, outros alimentos.

Neste sentido, os pesquisadores explicam que a quantidade total de carboidratos na refeição influencia nos efeitos sobre os níveis de açúcar no sangue. Por isso, conhecer o índice glicêmico (IG) dos alimentos é uma maneira eficaz de fazer escolhas mais saudáveis.

Além do arroz branco, pão branco, bolos e cereais matinais embalados, por exemplo, possuem um IG superior a 70, o que é considerado alto. Consequentemente, resultam em um rápido aumento de insulina e glicose.

Leia mais: 10 hábitos que melhoram a saúde do cérebro (para começar já)

Como substituir o arroz branco?

Bom, se comer arroz branco faz mal, como substituir na dieta sem, no entanto, perder em nutrientes? Inicialmente, a recomendação é priorizar boas fontes de carboidratos e, ao mesmo tempo, controlar o índice de açúcar no sangue.

Deste modo, além de prevenir doenças crônicas, incluindo alguns tipos de câncer, ajuda a manter o peso. Entre os alimentos com IG baixo e moderado, temos, por exemplo:

  • cuscuz
  • milho
  • batata branca ou doce
  • nozes
  • feijão
  • vegetais verdes
  • cenoura
  • frutas (a maioria)

Leia os estudos da Universidade de Harvard sobre, sobre o arroz branco, aqui.

Author

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

    View all posts
magnifiercrossmenuarrow-down-circle