É possível! 7 dicas para fazer amizade na idade adulta

Pode parecer impossível, mas com algumas dicas, você pode, sim, fazer amizade na idade adulta.
Como fazer amizade na idade adulta?
Freepik.

Fazer amizade na idade adulta pode parecer desafiador, mas com algumas dicas simples, é possível expandir sua rede social e encontrar pessoas com interesses semelhantes. Por que será que é tão difícil?

Quando somos crianças, tudo parece ser bem mais fácil. Ainda mais na minha época, em que não havia muita tecnologia, as brincadeiras de rua era o que tínhamos. E, até mesmo na idade adulta, os encontros presenciais eram necessários, já que não tínhamos a possibilidade de nos encontrar virtualmente.

Porém, a boa notícia é que há, sim, formas de fazer amizade na idade adulta, ainda nos dias de hoje. Eu sempre trabalhei com pessoas e, mesmo no meu trabalho, sempre fiz questão de tentar estabelecer vínculos verdadeiros. Hoje, tenho amigos que considero essenciais na minha vida e, muitos deles, feitos na vida adulta.

Portanto, pensando nisso, aqui iremos discutir algumas estratégias eficazes para fazer amizades na idade adulta.

Dicas de como fazer amizade na idade adulta

1. Preste atenção em quem está ao seu redor

Uma das primeiras coisas que você pode fazer para fazer amizades na idade adulta é prestar atenção em quem está ao seu redor. Muitas vezes, temos colegas de trabalho, vizinhos ou pessoas que frequentam os mesmos lugares que nós, mas não nos damos conta do potencial de amizade que essas pessoas podem ter. Por isso, esteja aberto a conversas informais, convites para eventos ou até mesmo para tomar um café. Você verá que prestando atenção em quem está ao seu redor, poderá descobrir que existem pessoas interessantes e compatíveis com você.

Leia mais: Como identificar que uma pessoa inteligente de longe? 7 passos!

2. Não force a barra e nem procure incessantemente por amigos

Além disso, é importante lembrar que fazer amizades é um processo natural e não deve ser forçado. Assim, não adianta tentar ser amigo de alguém que claramente não está interessado ou que não compartilha dos mesmos valores e interesses que você. Da mesma forma, não é saudável procurar incessantemente por amigos, como se fosse uma obrigação. Portanto, foque em ser você mesmo e permita que as amizades aconteçam de forma natural.

3. Esteja aberto a diferentes oportunidades

Um dos segredos para fazer amizades na idade adulta é estar aberto a diferentes oportunidades. Isso significa que você não deve se limitar apenas a um círculo social específico ou a pessoas com interesses idênticos aos seus. Então, esteja disposto a conhecer pessoas diferentes, com experiências de vida diversas. A diversidade de amizades pode trazer uma riqueza de perspectivas e enriquecer sua vida social.

Leia mais: 2 signos terão uma reviravolta financeira em breve: o seu é um?

4. Saiba quais as qualidades você procura em um amigo

Antes de sair em busca de novas amizades, é importante refletir sobre as qualidades que você valoriza em um amigo. Isso ajudará você a identificar pessoas que possuem essas características e a estabelecer conexões mais genuínas. Por exemplo, se você valoriza a lealdade e a honestidade, procure por pessoas que demonstrem essas qualidades em suas atitudes e comportamentos.

5. Esclareça suas intenções

Quando você conhecer alguém que parece ter potencial para se tornar um amigo, é importante esclarecer suas intenções. Ou seja, comunicar de forma clara e honesta que você está interessado em desenvolver uma amizade. Portanto, não tenha medo de expressar seus sentimentos e expectativas, pois isso ajudará a estabelecer uma base sólida para a amizade.

6. Entre em grupos e atividades conjuntas do seu interesse

Uma ótima maneira de conhecer novas pessoas e fazer amizades na idade adulta é entrar em grupos e atividades conjuntas do seu interesse. Pode ser um clube de leitura, um grupo de corrida, uma aula de dança ou qualquer outra atividade que desperte o seu interesse. Assim, participar de atividades que lhe interessam proporciona a chance de conhecer indivíduos compartilhando interesses similares, fortalecendo laços significativos.

Leia mais: Qual o país mais feliz da América Latina segundo a ONU?

7. Faça esportes coletivos

Além de serem divertidos e saudáveis, os esportes coletivos proporcionam um ambiente propício para conhecer novas pessoas e estabelecer conexões. Procure por ligas ou grupos de esportes coletivos na sua cidade e participe. Você terá a oportunidade de interagir com outras pessoas, trabalhar em equipe e criar laços de amizade.

Author

  • Talvane Póvoa

    Com formação em Engenharia Agronômica, certificação em Comércio Exterior e MBA em Formação Geral Para Altos Executivos pela USP, ele possui amplo conhecimento bancário devido ao trabalho prestado ao Banco do Brasil. É uma entusiasta de viagens, negócios e cultura, com uma paixão pela culinária. Encontrou na escrita uma maneira de compartilhar seus conhecimentos em uma variedade de temas.

    View all posts
magnifiercrossmenuarrow-down-circle