Como fazer velas aromáticas? Veja como é simples!

Como fazer velas aromáticas? Veja como é simples!

Quem não gosta de velas aromáticas? Seja para decoração ou aromatizar o ambiente, elas são sempre muito bem-vindas tanto em casa quanto no trabalho. Ainda, são excelentes opções de presentes. E, sabia que nem é tão difícil preparar as suas? Confira, a seguir, um passo a passo super simples de como fazer velas aromáticas.

Vale lembrar que, além de usar para si ou presentear alguém, as velas aromáticas são, também, uma opção de renda extra. Afinal, dá para vendê-las pela internet, redes sociais ou em mercadinhos.

Do que você vai precisar?

Antes de tudo, você precisa anotar aí todos os materiais de que vai precisar. Veja:

  • máscaras de proteção
  • essências (afinal, são velas aromáticas)
  • recipiente de alumínio ou vidro (desde que bem resistente)
  • corante
  • luva de borracha
  • termômetro (pode ser aqueles usados na cozinha mesmo)
  • cera de soja ou de coco (tipo T-02)
  • palitos de madeira
  • cola quente para colar o pavio
  • espátula da madeira
  • recipiente de inox, esmaltado ou de vidro para derreter a vela
  • panela para o preparo em banho-maria
  • pavio para vela com ilhós
  • frascos para colocar a vela

O que não tiver em casa, principalmente estes itens mais específicos para velas aromáticas, encontra em lojinhas especializadas. Mas, atenção: aqueles itens que tirou da cozinha ficam só para o preparo das velas, ok? Jamais os reutilize, por exemplo, nos alimentos.

Leia mais: 8 coisas que todo mundo tinha em casa, ou queria ter, nos anos 80

Passo a passo de como fazer velas aromáticas

Ok, já está com todos os materiais prontinhos? Então, é hora de colocar a mão na cera, aliás, na massa! Vamos lá?

1. Em primeiro lugar, coloque um par de luvas e a máscara para não se queimar com pingos da cera quente.

2. Em seguida, é hora de preparar o pavio. Para isso, prenda os ilhós no fundo do recipiente que escolheu usando a cola quente. Deixe-o bem retinho e no meio do pote

3. Agora, inicie o derretimento da cera em banho-maria. Não se esqueça, entretanto, de aquecer a água na panela e, em um recipiente menos, coloque a cera. Você precisa, entretanto, colocar o termômetro para marcar a temperatura. Assim, consegue desligar o fogo antes que passe dos 75 °C. Se não deu para comprar, basta apagar assim que perceber que a cera derreteu por inteiro.

4. Depois, deixe que a cera esfrie até marcar 60 °C, o que leva cerca de 1 minuto. Isso é necessário para solidificar antes de aplicar o corante e a essência.

5. Aqui, começa o processo de personalizar suas velas aromáticas. O ideal é usar de 10 a 15% do peso da cera para a essência. Ademais, aplicar umas gotinhas de corante para chegar ao tom que deseja. Mas, mexa tudo rapidinho para que a cera não esfrie e endureça novamente.

6. Em seguida, vá despejando o líquido devagarinho no recipiente, de tal forma que não forme bolhas. Ademais, cuide para que o pavio siga em pé. Para evitar que descentralize, use dois palitos de madeira para firmar até que a cera endureça

7. Por fim, adicione os enfeites que quiser. Por exemplo, flores secas. Porém, coloque estes enfeites enquanto a cera continua um pouquinho amolecida

Agora que sabe como fazer velas aromáticas, precisa entender quando pode acendê-las. O ideal é esperar 48 horas para durar mais, assim como exale melhor o cheiro.

Além disso, deixe a vela acesa até que a cera que fica no topo derreta por completo. Deste modo, evita que haja uma queima irregular e, consequentemente, o pavio acabe até antes da cera.

Author

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

    View all posts
magnifiercrossmenuarrow-down-circle