Ranking das melhores cidades para morar pelo mundo em 2023

Vienna, Austria: Conheça as melhores cidades para morar pelo mundo em 2023

Recentemente, o renomado Instituto de Pesquisa Economist Intelligence Unit revelou as melhores cidades para morar pelo mundo em 2023. Vamos embarcar em uma jornada por esses destinos interessantes, conhecendo os motivos que os tornam tão especiais.

Entre as posições 3 e 9, encontram-se cidades da Austrália, Suíça, Canadá, bem como Osaka (Japão) e Auckland (Nova Zelândia), que ocupam coletivamente a 10ª posição.

Em 2023, em relação a todas as cidades estudadas, o índice médio de qualidade de vida atinge o nível mais alto em quinze anos, especialmente em termos de saúde, educação e cultura, após o fim das medidas restritivas relacionadas à pandemia. Por outro lado, as pontuações caíram em termos de estabilidade em muitas cidades, especialmente na Europa, devido a protestos que ocorreram.

Cidades na Ásia e na Oceania registraram o maior aumento em um ano: Wellington (Nova Zelândia) subiu 35 posições, Hanói (Vietnã) subiu 20, Kuala Lumpur (Malásia) subiu 19.

Kiev, a capital da Ucrânia, retorna à classificação em 2023, mas agora caiu para a 165ª posição, enquanto Damasco, a capital da Síria, permanece desde 2015 a cidade do mundo caracterizada pelo EIU como a pior para se viver. Mas quais são os melhores cidades para morar em 2023? Aqui e a lista do Economist.

Conheça a lista com as melhores cidades para viver em 2023

Auckland, Nova Zelândia

Auckland, Nova Zelândia

A cidade é cercada por 48 vulcões e numerosas ilhas pitorescas. Esta localização à beira-mar é conhecida como a “Cidade das Velas” devido ao grande número de iates que navegam nos portos e no Golfo de Hauraki adjacente. Auckland é perfeita para expatriados que desejam desfrutar da vida na cidade grande e das praias. Existem empregos em muitos setores, e os residentes desfrutam de um clima ameno e quente. Auckland é a maior cidade da Nova Zelândia, mas ainda não é tão grande quanto muitas outras cidades do mundo.

Leia mais: Descubra quem é o “Papai Noel” Japonês e qual é o seu papel

Osaka, Japão

Osaka, Japão

Não são apenas as vistas que tornam Osaka tão cativante, mas também sua distinta cultura local de comida, festividades ao longo do ano e artes cênicas tradicionais que se originaram neste local há centenas de anos. Os habitantes de Osaka são conhecidos por sua simpatia e hospitalidade, criando uma atmosfera acolhedora que torna a vida aqui uma alegria. Eles também são conhecidos por seu senso de humor e abertura. Osaka prova que as pessoas definitivamente fazem parte do que torna um lugar agradável para se viver.

Toronto, Canadá

Toronto, Ontario, Canada

Sua localização na costa noroeste do Lago Ontário, que forma parte da fronteira entre Canadá e Estados Unidos, e seu acesso ao transporte marítimo atlântico através da Via Marítima de São Lourenço e aos principais centros industriais dos EUA através dos Grandes Lagos permitiram que Toronto se tornasse um importante centro de comércio internacional. Com sua rica diversidade cultural, oportunidades econômicas e uma impressionante variedade de bairros, Toronto oferece uma qualidade de vida difícil de superar.

Genebra, Suíça

Toronto, Ontario, Canada

Aninhada entre os Alpes Suíços e o Lago Genebra, Genebra é um paraíso para expatriados amantes da natureza. Graças à variedade na paisagem natural, há muito o que ver e fazer ao longo das estações. Geralmente, reserva-se o inverno para esquiar, enquanto o verão é ótimo para praticar em natação e no wakeboard no Lago Genebra. Ao contrário de muitas cidades, Genebra possui muitos parques, a maioria dos quais tem ótimas áreas de lazer para crianças de todas as idades.

Leia mais: 7 países que ainda adotam o horário de verão

Calgary, Canadá

Calgary, Canadá

Não é surpreendente que a revista The Economist tenha considerado Calgary a cidade mais habitável da América do Norte. Calgary está entre as principais cidades do Canadá quando se trata de saúde, cultura, meio ambiente e estabilidade. É única devido aos seus baixos impostos sobre vendas, oportunidades de trabalho, proximidade com as Montanhas Rochosas e classificação como a cidade mais limpa do mundo.

Zurique, Suíça

Cidades mais agradaveis do mundo: Zurique, Suiça

A cidade oferece salários altos, assistência médica de qualidade, baixas taxas de criminalidade e fácil acesso a uma variedade de atividades de saúde e lazer. Por outro lado, Zurique também é conhecida por liderar as classificações de ‘mais caras’. Zurique é líder econômica da Suíça e conhecida mundialmente por seu distrito financeiro. Mas outros setores econômicos muito inovadores florescem na região. Zurique se estabeleceu como um centro importante para TIC, ciências da vida, tecnologias limpas, bem como indústrias criativas e turismo. Uma cidade da Suíça sempre tem lugar na lista com as melhores cidades para morar no mundo.

Vancouver, Canadá

Melhores cidades do mundo para morar

Antes de mais nada, os habitantes locais são conhecidos por sua simpatia (como todos os canadenses em geral), e parte do charme de Vancouver é explorar uma cidade que parece mais descontraída do que o ambiente urbano típico. Além disso, Vancouver frequentemente é classificada como uma das cidades mais habitáveis do mundo. Talvez tenha algo a ver com sua localização cênica. Esta bela cidade está encaixada entre o Oceano Pacífico e as Montanhas North Shore. O que significa que você tem fácil acesso a atividades na praia e na montanha.

Sydney, Austrália

Sydney, Austrália

Sydney, é a capital do estado de Nova Gales do Sul, Austrália. Localizada na costa sudeste da Austrália, Sydney é a maior cidade do país e, com seu magnífico porto e posição estratégica, é um dos portos mais importantes do Pacífico Sul. A cidade tem praias incríveis, natureza bela, uma vida noturna próspera e um ótimo sistema educacional. Sydney é mais famosa por pontos turísticos como a Ponte da Baía de Sydney e a Ópera de Sydney. No entanto, é também famosa pelas praias icônicas como Bondi, Coogee, Manly e muitos mais.

Melbourne, Austrália

Melbourne, Austrália

Além de todas essas, Melbourne é uma outra cidade em que vale a pena morar, isso porque tem tudo o que você precisa: baixas taxas de criminalidade, excelente assistência médica e educação, boa infraestrutura e uma vibrante cultura cosmopolita. Não surpreende que Melbourne seja consistentemente considerada a cidade mais habitável do mundo. A cidade, conhecida por seu rico patrimônio cultural, foi o berço do futebol australiano, do impressionismo australiano e do cinema australiano. Recentemente, ganhou reconhecimento como Cidade da Literatura pela UNESCO e se destaca como um centro global de arte de rua, música ao vivo e teatro.

Copenhague, Dinamarca

Copenhague

No ano anterior, a cidade de Copenhague conquistou a posição de número 1 em lista com as melhores cidades para morar no mundo para oferecer um bom equilíbrio entre trabalho e vida, além de proporcionar um salário competitivo. Este ano caiu uma posição, mas sempre permanece no topo da lista. A capital dinamarquesa, frequentemente descrita como uma das cidades mais ‘habitáveis’ do mundo, é também uma das mais visitadas.  Suas ruas de paralelepípedos, 1.000 anos de história real e movimento moderno de alimentos nórdicos a tornam um destino muito popular para turistas.

Leia mais: 12 cidades com mais neve do mundo para passar o seu natal

Viena, Áustria

Viena, Austria

Viena retoma o primeiro lugar na lista das melhores cidades para morar no mundo em 2023, após o ano de 2021. O capital da Austria e famosa como “Cidade da Música” devido ao seu legado musical, já que muitos músicos clássicos famosos, como Beethoven e Mozart, consideravam Viena como lar. Viena também é famosa como “Cidade dos Sonhos” por ser o lar do primeiro psicanalista do mundo, Sigmund Freud. Por que Viena é o melhor lugar para se viver?

Viena se destaca por sua rica história, arquitetura impressionante e cena cultural vibrante, o que possibilita um alto padrão de vida para seus residentes. Foi dada atenção especial à possibilidade de uma boa conciliação entre trabalho e vida pessoal. Com inúmeras oportunidades, Viena permite o equilíbrio perfeito entre trabalho e lazer.

Author

  • Konstantinos Papadopoulos

    Grego que se apaixonou pelo Brasil. Morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, amante da história e atualidades, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre notícias, viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

    View all posts
magnifiercrossmenuarrow-down-circle