Quem não gosta de um bom cafezinho, hein? Aliás, os brasileiros, em geral, amam café! Tanto que o consumo per capita da bebida por aqui aumentou mais de 7%, no ano passado. Mas, engana-se quem pensa que prepará-lo é só misturar o pó na água! Pelo contrário! Embora seja uma prática rotineira, existe todo o conceito que nos impede de cometer os erros mais comuns ao fazer café em casa. E que, provavelmente, você até deve praticar.
1. Não usar água filtrada
Responda com sinceridade: quando você prepara o café, usa água filtrada ou da torneira? Se respondeu “sim” à segunda opção, você está fazendo isso errado. Embora mais prático, usar água sem filtrar afeta a qualidade da bebida por enchê-la de impurezas e até cloro. Sendo assim, use água mineral ou, no mínimo, do filtro.
Leia mais: 3 motivos para nunca mais jogar as cascas de banana fora
2. Um dos erros comuns ao fazer café em casa é deixar a água ferver
Muita gente aprendeu isso com a avó, mas deixar a água ferver antes de acrescentar o pó também afeta a qualidade da bebida. A princípio, o ponto de ebulição deixa o café mais amargo, logo, o ideal é chegar aos 90 °C. Ué, mas como vou saber disso?
A forma mais precisa, inegavelmente, é usar o termômetro. Mas, como nem todo mundo tem um em casa, o truque é, primeiramente, deixar a água chegar àquele ponto inicial da fervura. Em seguida, desligar o fogo e, então, esperar 45 segundos.
3. Misturar o café enquanto passa
Outro dos erros comuns ao fazer o café em casa é dar aquela mexidinha durante a filtragem. Onde está o problema? Ao fazer isso, o aroma vai simplesmente embora, além de afetar a qualidade. A coisa só piora se usar aqueles filtros de papel. A colher pode rasgar o coador e, aí, já viu, né?
Leia mais: 8 plantas pré-históricas que você pode ter no seu jardim
4. Colocar o açúcar direto na água
Em primeiro lugar, nem todo mundo gosta de café com açúcar. Além disso, o ingrediente altera o ponto de ebulição e, assim, afeta diretamente no ponto da bebida. E não para por aí! O nível de oxigenação da água também é outro. Então, quer uma dica? Passe o café e, só na xícara, adicione a quantidade de doce que prefere.
5. Exagerar nas proporções é um dos maiores erros ao fazer café em casa
Tem quem coloque café de mais ou pessoas que adicionam quantidade de menos. Consequentemente, ou a bebida fica muito forte ou aquela “água rala”. Tudo culpa da falta de equilíbrio nas proporções.
Ainda que isso varie conforme o gosto de cada um, o ideal é usar de cinco a seis colheres de sopa para cada litro de água. Desta forma, o café fica mais encorpado e, claro, gostoso.
6. Usar pó antigo
Antes de tudo, vale frisar o quão importante é armazenar bem o pó do café. O ideal, neste sentido, é guardá-lo longe da luz direta, sobretudo solar, bem como cheiros mais fortes. Ademais, o local precisa ser seco e fresco. Ah, e nada de guardar na geladeira, pois toda a umidade e odor dos demais alimentos passa para o pó.
Sabendo disso tudo, passamos para um dos erros ao fazer café em casa: usar pó velho. A princípio, a validade é bem extensa, principalmente se for bem armazenado. Entretanto, em algum momento, a data chega, né?
Em outras palavras, o pó fica velho e, com isso, perde tanto cheiro quanto sabor. O resultado na bebida é notável, portanto, evite guardar o café por muito tempo.
Leia mais: Qual é a refeição mais cara do mundo? Veja onde é e o seu valor!
7. Não lavar os equipamentos é um dos piores erros ao fazer café em casa
Mais do que um erro ao fazer café, trata-se, sobretudo, de falta de higiene! Afinal, como não lavar a jarrinha da cafeteira, o coador ou o qualquer coisa que use para preparar a bebida?
O mesmo serve para a garrafa onde armazena. Usar utensílios sujos, além de nojentinho, afeta o cheiro e sabor da bebida. Então, vamos lavar tudinho antes de passar o café novo, né?
E aí, quantos desses erros você comete ao fazer café em casa? Tem mais alguma dica do que evitar para que a bebida saia sempre fresquinha? Compartilhe com a gente!
0 comentários