Hoje vamos ver por que a Escócia Pioneira em Produtos Menstruais Gratuitos!
O ciclo menstrual das mulheres é um assunto sensível que afeta ambos os gêneros. Muitas mulheres enfrentam momentos difíceis durante a menstruação, o que muitas vezes também afeta seus relacionamentos com os homens.
No entanto, durante o período menstrual, além dos hormônios que podem causar desconforto, há também o aspecto financeiro, já que os produtos menstruais têm um custo considerável. No entanto, é justo que as mulheres tenham que arcar com despesas extras durante quase metade de suas vidas? Foi essa injustiça que uma deputada da Escócia procurou resolver.
Ο primeiro país do mundo a oferecer produtos menstruais gratuitos para mulheres
A Escócia tornou-se oficialmente o primeiro país do mundo a oferecer produtos menstruais gratuitos para mulheres. Após a aprovação unânime do projeto de lei relacionado pelo Parlamento Escocês em 23 de novembro de 2020.
Essa data é considerada um marco importante, pois quebra o tabu em torno da menstruação e corrige desigualdades econômicas enfrentadas por mulheres que não podem pagar os produtos essenciais para a higiene feminina.
Leia mais: Drew Barrymore não faz cirurgias plásticas por motivo inesperado
Quem é a famosa parlamentar?
Monica Lennon, a parlamentar que propôs o projeto de lei da Lei dos Produtos Menstruais em 2020, afirmou que a Escócia pode ser “a primeira, mas não será a última” a fornecer produtos menstruais gratuitos.
Se você já ouviu falar do termo “pobreza menstrual”, concordará que a proposta de lei escocesa para disponibilizar esses produtos em todos os lugares públicos e oferecê-los a quem precisar é um momento quase histórico que desafia estereótipos sobre o silêncio em torno da menstruação feminina.
“Estamos testemunhando uma enorme mudança cultural, onde o estigma em relação à menstruação não está mais sendo tolerado”, disse a Sra. Lennon em um e-mail ao The New York Times. “Há mais ênfase no bem-estar menstrual e um foco renovado em combater a misoginia médica.”
Portugal e a Irlanda do Norte estão considerando uma medida semelhante, e a Nova Zelândia e Seul oferecem produtos menstruais gratuitos nas escolas. “Isso me dá esperança de que não seremos o último país a garantir o acesso a produtos menstruais gratuitos por lei”, afirmou a Sra. Lennon.
Com o aumento do custo de vida e muitas pessoas enfrentando escolhas difíceis, ela acrescentou: “Nunca queremos que ninguém esteja em uma posição em que não possa acessar produtos menstruais gratuitos.”
Leia mais: Cartão de crédito rotativo tem mudança importante em 2024
Para quem e onde funciona a lei sobre os produtos menstruais gratuitos?
A legislação de 2020 na Escócia veio logo após uma lei anterior que fornecia acesso gratuito a tampões e absorventes higiênicos em escolas, faculdades, universidades e outros prédios públicos. Agora, todos os conselhos na Escócia são obrigados a consultar as comunidades locais para determinar o melhor ponto de acesso para produtos menstruais. Em seu e-mail, a Sra. Lennon explicou que os produtos menstruais estarão disponíveis em bibliotecas, piscinas, academias públicas, edifícios comunitários, prefeituras, farmácias e consultórios médicos.
Além disso, as pessoas podem encontrar o local mais próximo com produtos menstruais gratuitos por meio de um aplicativo móvel chamado “Pegue Minha Menstruação” (PickupMyPeriod). O aplicativo permite que os usuários filtrem quais produtos estão disponíveis e como encontrá-los no local. A entrega em casa também está disponível
0 comentários