As festividades natalinas geralmente evocam imagens de alegria, presentes e celebração em família. No entanto, há um personagem sinistro que emerge das sombras, pronto para trazer um toque sombrio às festividades: o Krampus. Originado nas regiões alpinas, este monstro meio bode, meio humano, tem sido uma figura assustadora há séculos, com raízes que remontam a tradições pagãs antigas.
A história do Krampus: muito além de um filme de terror
O Krampus tornou-se recentemente famoso em todo o mundo graças ao filme de terror de 2015, no qual ele é retratado como metade bode, metade demônio. No entanto, a ideia do Krampus acompanha São Nicolau desde o século XVII, e sua aparição ameaçadora é considerada ter raízes pagãs que remontam há tempos ainda mais antigos.
Na verdade, ele representa o deus Pã, venerado pelos gregos e romanos na antiguidade. Com a chegada do cristianismo, sua imagem foi associada à do diabo do inferno.
Leia mais: Filmes de Natal: os 9 melhores filmes natalinos desde os anos 90
Os austríacos realizam uma das tradições mais assustadoras do mundo durante o Natal
A cada ano, eles organizam eventos festivos em homenagem a Krampus, nos quais qualquer pessoa pode participar e se vestir como ele. Os desfiles que ocorrem durante esse único costume (Krampuslauf) agora evoluíram para eventos que atraem o interesse de turistas de todo o mundo e ocorrem várias vezes, principalmente em dezembro.
Mas qual é o papel do Krampus no Natal?
Krampus é, para os austríacos, o lado sombrio de São Nicolau, mas não tem nada de fofo. Ele acompanha São Nicolau, mas castiga as crianças travessas batendo nelas e as colocando em um grande cesto que ele carrega nas costas.
Suas raízes são claramente pagãs. O mito sobreviveu em diversas variações em muitas áreas da Europa, especialmente nas regiões alpinas.
Na maioria dos lugares da Europa, o Krampus quase sempre carrega correntes, muitas vezes com sinos nelas, e pode ter chicotes de salgueiro para bater nas crianças travessas. No entanto, não se limita a isso! Em várias representações, ele aparece com um saco, sacola ou cesto para levar as crianças más consigo. Cartões ilustrados com a figura monstruosa existem desde o século XIX, e em várias partes da Europa, a troca deles era uma tradição de feriado.
O que exatamente o costume do Krampus representa?
Ele representa o oposto de São Nicolau, ou seja, sua missão é punir as crianças que se comportaram mal durante todo o ano, causando problemas para seus pais e para os outros ao seu redor. Em termos simples, se uma criança é boa, São Nicolau – ou São Nicolau – vem e a recompensa com presentes luxuosos; no entanto, se uma criança é travessa, o Krampus a bate impiedosamente antes de levá-la de volta para sua toca.
Leia mais: Natal na Madeira: veja as tradições natalinas das ilhas tropicais
Em quais países o costume do Krampus se estende?
Os lugares que o Krampus “visita” vão da Alemanha até a Áustria e algumas regiões da Itália. Suas pernas tortas, língua comprida e corpo peludo amarrado com correntes e sinos são destaque em cartões de felicitações, bem como nos pesadelos das crianças pequenas durante o Natal há séculos. O Krampus lida com crianças travessas, então seja sábio! Então, não deixe o Krampus destruir seu Natal.
0 comentários