7 truques para limpar a casa toda em poucos minutos

Aprenda a limpar bem mais rápido.
Limpar a casa em minutos.
Freepik.

Não tem jeito. Eventualmente, temos que limpar nossa casa. Além de limpar, é importante evitar o acúmulo de itens desnecessários. Sabia que o acúmulo de coisas não usadas ou até mesmo a bagunça bloqueiam a prosperidade em casa? Pode parecer uma tarefa complicada e muitas vezes ficamos tentados a relaxar no sofá após uma semana corrida. No entanto, há algumas coisas que você pode fazer para facilitar sua tarefa e conseguir uma limpeza ideal de forma mais fácil e rápida. Veja dicas a seguir.

Leia mais: 8 truques para sua casa parecer mais cara sem gastar quase nada

Dicas essenciais para uma limpeza ideal e mais rápida da sua casa

Então, justamente por entender a rotina corrida de todos nós, selecionamos aqui dicas essenciais que vão tornar a limpeza da sua casa muito mais rápida.

Faça a limpeza de cima para baixo

Primeiro de tudo, comece de cima para baixo. Como assim? É simples, comece pelos armários mais altos e vá descendo. Por exemplo, na cozinha, comece pela bancada acima da pia, depois limpe a própria pia e, depois, a área embaixo da pia.

Qual a vantagem desse método? Geralmente, nos esquecemos de limpar os pontos mais altos, então, começando de cima para baixo, você garante que irá retirar essas sujeiras, evitando que a casa permaneça com aquelas pequenas sujeiras que nem sempre são perceptíveis. O método deve começar pelo item mais alto e ir até o chão, limpando todas as laterais até que não haja mais poeira.

Resolva as manchas e coisas derramadas imediatamente

Além disso, limpe as manchas e resolva qualquer derramamento imediatamente após ocorrer. Por exemplo, se derramar café no chão, limpe imediatamente. Se manchar a roupa com algum líquido, limpe na mesma hora. Por quê? Porque quanto mais tempo você demora para fazer a limpeza, mais difícil fica e você acaba procrastinando. Então, é melhor resolver as coisas na hora, evitando que o trabalho aumente e garantindo uma limpeza adequada.

Leia mais: Sem sofrimento! 9 dicas para a faxina de casa ser bem mais rápida

Limpe e organize regularmente

Além disso, é importante manter uma organização regular e frequente. Para isso, você pode utilizar pequenas caixas, facilmente encontradas em lojas de decoração ou especializadas, como caixinhas de madeira que você pode personalizar.

Nessas caixas, você pode separar os itens por temas ou categorias. Ao organizar com frequência, essa tarefa se tornará mais fácil e se transformará em um hábito. Isso fará com que a sua limpeza semanal ou mensal seja muito mais rápida.

Além disso, ao organizar esses itens com frequência, você estará enviando uma mensagem para o seu cérebro de que é capaz de estabelecer uma rotina, ter disciplina e cumprir metas. Isso é um hábito construtivo, que estimula outras atitudes positivas e construtivas.

Siga um cronograma de limpeza

Outra dica é seguir um cronograma de limpeza. Muitas vezes, ficamos apenas pensando em todas as tarefas que precisam ser feitas, mas acabamos não as realizando. Isso pode gerar sentimentos de culpa e a sensação de derrota ao ver a casa acumulando sujeira e bagunça.

Assim, um cronograma de limpeza se torna um grande aliado nesse sentido. É importante definir metas, como manter a casa limpa e organizada. Por exemplo, você pode definir limpar a cozinha a cada três dias ou realizar a limpeza das paredes e rodapés com determinada frequência.

Anote tudo isso e tente distribuir as tarefas nos dias em que você tem menos tempo, priorizando as mais fáceis de serem realizadas. O ideal é ter uma tarefa para cada dia da semana, por menor que seja, pois isso já ajudará na organização do seu cronograma.

Leia mais: 7 coisas que você deveria comprar para ser feliz

Envolva toda a família

Aqui vai um conselho de ouro: envolva toda a sua família nas tarefas domésticas. Isso pode até ser divertido! Por exemplo, você pode atribuir pequenas tarefas aos seus filhos e oferecer pequenas recompensas, como brincadeiras, tornando a experiência mais agradável.

Isso não apenas ensinará a eles responsabilidade, mas também os ajudará a contribuir com a limpeza da casa. E essa ideia não se limita aos filhos; na verdade, todos os membros da família podem colaborar. Isso reduzirá a carga para todos.

Assim, as crianças podem ser responsáveis por guardar os brinquedos após brincar, enquanto um adolescente pode ajudar na limpeza, lavar roupa ou até passar ferro. Para o seu cônjuge, você também pode dividir as tarefas. É importante considerar quem tem mais tempo disponível e adaptar a divisão de acordo com a realidade de cada um.

Use equipamentos inteligentes

Uma dica adicional é otimizar com equipamentos inteligentes. Por exemplo, um aspirador de pó programável pode fazer a limpeza geral da casa, economizando seu tempo para complementar a limpeza posteriormente.

Leia mais: 5 passos para transformar sua paixão em riqueza e ter sucesso

Tire 30 minutos por semana para parar de postergar

Por fim, reserva pelo menos 30 minutos por semana para se dedicar a um móvel ou área difícil de limpar, aquela que você sempre deixa para depois. É comum adiar tarefas diante das dificuldades, e isso também ocorre na limpeza. No entanto, ao reservar 30 minutos para uma região que você evita ou considera mais difícil de limpar e se comprometer a fazer isso toda semana, você terá uma casa mais limpa e se sentirá mais satisfeito por superar essa barreira mental.

Author

  • Talvane Póvoa

    Com formação em Engenharia Agronômica, certificação em Comércio Exterior e MBA em Formação Geral Para Altos Executivos pela USP, ele possui amplo conhecimento bancário devido ao trabalho prestado ao Banco do Brasil. É uma entusiasta de viagens, negócios e cultura, com uma paixão pela culinária. Encontrou na escrita uma maneira de compartilhar seus conhecimentos em uma variedade de temas.

    View all posts
magnifiercrossmenuarrow-down-circle