3 motivos para nunca mais jogar as cascas de banana fora

Você não irá mais jogar as cascas de banana fora depois dessa.
Como usar cascas de banana no seu jardim.
Freepik.

Você gosta de banana? Bem, se você respondeu essa a essa pergunta, provavelmente pensou apenas no sabor da fruta. Porém, você o que você faz com a casca da banana depois de comer a fruta? Se você respondeu: “jogo fora”, então esse artigo é para você. As cascas de banana são um recurso valioso que muitas vezes desperdiçamos. No entanto, elas podem ser extremamente úteis no seu jardim, fornecendo nutrientes essenciais para as plantas e ajudando a repelir pragas indesejadas. Por isso, aqui vamos explorar algumas maneiras criativas de utilizar cascas de banana no seu jardim.

Como usar as cascas de banana no seu jardim?

Já vamos adiantando que mesmo que você não tenha um jardim, depois dessas dicas, vai até querer ter um. Portanto, confira essas três dicas muito simples.

1. Fertilizante natural

Antes de mais nada, uma das formas mais simples e eficazes de usar cascas de banana no seu jardim é transformá-las em um fertilizante natural. As plantas necessitam de nutrientes como potássio, fósforo e cálcio para crescerem saudáveis, os quais são abundantemente encontrados nas cascas de banana.

Assim, para fazer o fertilizante, você pode simplesmente cortar as cascas de banana em pequenos pedaços e enterrá-las ao redor das plantas no solo do seu jardim. À medida que as cascas se decompõem, haverá a liberação de nutrientes no solo, enriquecendo-o e fornecendo sustento para as plantas.

Outra opção é fazer uma “banana tea” ou chá de banana. Para isso, coloque as cascas em um balde com água e deixe-as de molho por alguns dias. Depois, você pode usar essa água para regar as plantas. Porém, não se esqueça de diluir o chá de banana com água antes de usar, para evitar queimaduras nas raízes das plantas.

Leia mais: Qual é a refeição mais cara do mundo? Veja onde é e o seu valor!

2. Repelente de pragas

Além de ser um excelente fertilizante, as cascas de banana também podem ser usadas como um repelente natural de pragas. Isso porque algumas pragas comuns de jardim, como pulgões e lesmas, têm aversão ao cheiro das cascas de banana.

Mas como usar as cascas de banana com repelente? Bem, você pode cortá-las em pedaços e espalhá-las ao redor das plantas que estão sendo atacadas pelas pragas. Porém, deverá substituir as cascas regularmente, pois elas se decompõem rapidamente. Além disso, você pode enterrar as cascas no solo próximo às plantas para obter melhores resultados.

Leia mais: 8 plantas pré-históricas que você pode ter no seu jardim

3. Compostagem

Por fim, outra maneira de aproveitar as cascas de banana no seu jardim é adicioná-las à sua pilha de compostagem. As cascas são ricas em matéria orgânica e ajudam a acelerar o processo de decomposição do composto.

Você deve cortar as cascas em pedaços menores antes de adicioná-las à pilha de compostagem, para acelerar ainda mais o processo de decomposição. Além disso, lembre-se de misturá-las com outros materiais compostáveis. Por exemplo, restos de comida, folhas secas e grama cortada, para obter um composto equilibrado e nutritivo.

Porém, mesmo que as cascas de banana sejam benéficas para as plantas, é necessário ter moderação ao usá-las. Isso porque o seu excesso pode causar um desequilíbrio no solo, devido ao alto teor de potássio. Portanto, use as cascas de banana como parte de um regime de fertilização mais amplo e diversificado.

Agora que você sabe que a banana vai muito além de uma simples fruta deliciosa, não as desperdice mais. Aproveite ao máximo esse recurso natural e transforme suas cascas de banana em um fertilizante nutritivo, um repelente de pragas eficaz ou um componente valioso para a sua pilha de compostagem. Seu jardim e suas plantas agradecerão!

Author

  • Talvane Póvoa

    Com formação em Engenharia Agronômica, certificação em Comércio Exterior e MBA em Formação Geral Para Altos Executivos pela USP, ele possui amplo conhecimento bancário devido ao trabalho prestado ao Banco do Brasil. É uma entusiasta de viagens, negócios e cultura, com uma paixão pela culinária. Encontrou na escrita uma maneira de compartilhar seus conhecimentos em uma variedade de temas.

    View all posts
Tags: ,
magnifiercrossmenuarrow-down-circle