Não está satisfeito com o seu emprego? 6 coisas que deveria fazer

Transição de carreira: o que é e por que pensar nisso?

Você já teve uma real insatisfação com a sua carreira atual, ainda que seja bem sucedida? Então, imagine se você pudesse mudar completamente de área, encontrando um trabalho que realmente ama e que esteja alinhado com seus interesses e habilidades. Isso, nada mais é, do que transição de carreira, um conceito cada vez mais em alta. E, aqui, você vai entender por quê.

O que é a Transição de Carreira?

A transição de carreira é um processo no qual um indivíduo muda de uma profissão para outra. Isso envolve tanto a permanência na área quanto buscar outra completamente diferença.

Mas, o que normalmente leva a esta mudança? A princípio, a motivação surge por uma variedade de razões, por exemplo, a aquisição de novas habilidades, explorar diferentes indústrias ou simplesmente buscar outras oportunidades de trabalho.

Contudo, existem mais motivos pelos quais tanta gente anda considerando uma transição de carreira. Só para exemplificar:

  • Insatisfação com a carreira atual: muitas pessoas optam por mudar porque estão insatisfeitas com o seu trabalho atual, seja devido ao estresse, à falta de realização pessoal ou a oportunidades de avanço.
  • Interesses em mudança: à medida que as pessoas crescem e evoluem, seus interesses também podem mudar. Assim, uma carreira que antes era atraente pode não ser mais tão satisfatória. Consequentemente, sentem a necessidade de buscar novos desafios.
  • Novas oportunidades: quase um complemento à razão anterior, ao longo da vida, as pessoas descobrem áreas que, de repente, sejam mais alinhadas aos seus interesses e habilidades.

Importante pensar que, em muitos casos, as pessoas não seguem a carreira que sempre sonharam. Pelo contrário, a “vida” acabou levando por este caminho e, ao alcançarem alguma estabilidade, decidem retomar seus planos originais.

Leia mais: 5 coisas que você faz e te afastam do emprego dos seus sonhos

Como ter uma transição de carreira mais tranquila?

Antes de tudo, a pessoa precisa entender que este não é um processo fácil. Primeiramente, significa começar uma nova trajetória e, às vezes, em níveis inferiores aos quais está acostumada.

Ademais, requer alguns sacrifícios, inclusive de tempo e dinheiro. No entanto, ninguém pode pensar no conceito de “começar do zero”, pois cada parte da sua trajetória conta para essa nova jornada.

Por isso, vale pensar nestas dicas e, assim, ter uma mudança profissionais mais sossegada.

Autorreflexão

Antes de iniciar a transição de carreira, é importante refletir sobre seus interesses, habilidades e paixões. Isso pode ajudar a identificar a área mais satisfatória para você.

Pesquisa

Em seguida, pesquise incansavelmente sobre a nova carreira que você está considerando, mesmo aquela com a qual sempre sonhou. Isso pode incluir conversar com pessoas que já estão na área, ler sobre a indústria e entender as habilidades necessárias. E, sobretudo, sondar com anda o mercado.

Educação e treinamento

Assim como construiu a carreira atual, precisa ter alicerces sólidos para sua nova profissão. E, seja na mesma área ou em alguma totalmente distinta, você vai precisar adquirir novas habilidades. De repente, até obter uma nova formação.

Para isso, existem muitos recursos disponíveis, incluindo cursos online, workshops e programas de certificação. Capacite-se!

Leia mais: Dicas para criar um currículo de sucesso no LinkedIn

Networking é importante quando se pensa em transição de carreira

Lembra daquela conversa com pessoas da área que mencionamos? Isso se chama networking, algo que já deve praticar na sua profissão atual. Ou seja, conectar-se com quem está na indústria pode ser extremamente útil.

E, não só porque podem oferecer conselhos e compartilhar suas experiências, mas até mesmo ajudá-lo a encontrar oportunidades de trabalho.

Leia mais: Networking 2.0: veja técnicas que podem impulsionar o seu salário

Um passo de cada vez

Roma não foi construída em um dia só! Sua nova carreira, também não será! Portanto, comece devagar! Quer uma sugestão? Tente passar para a nova área aos poucos, mesmo enquanto ainda trabalha na atual.

Vale trabalho voluntário, part time ou projetos. Isso te ajuda a sentir como é o mercado.

Seja paciente

Por fim, entenda que a transição de carreira pode ser um processo longo e, às vezes, desafiador. Logo, é importante ser paciente consigo mesmo e lembrar que cada passo que você dá o aproxima de sua nova carreira.

Lembre-se, não importa a sua idade, nunca é tarde demais para fazer algo que realmente goste. Com planejamento cuidadoso e preparação, você pode fazer uma transição de carreira bem-sucedida e encontrar uma área que lhe traga satisfação e realização.

Author

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

    View all posts
magnifiercrossmenuarrow-down-circle