Não tão ruins! Alimentos não-saudáveis que podem te fazer bem!

Alimentos não-saudáveis que podem te fazer bem.

A gente sempre fala por aqui sobre alimentação saudável. Isso inclui, sem dúvidas, aqueles itens que devem ser, ao menos, evitados no seu dia-a-dia. Mas, sabia que, assim como em filmes e novelas, alguns “vilões” podem se transformar em mocinhos? Confira, a seguir, 4 alimentos não-saudáveis que podem ajudar na sua saúde.

Claro que, em uma dieta adequada, o ideal é priorizar frutas, verduras e legumes. Ainda, carnes magras e cereais. E, então, cortar gorduras, doces e álcool em excesso, por exemplo.

Mas, há alguns alimentos não-saudáveis (ou, que levam esse rótulo) que, na verdade, são benéficos à saúde. Venha ver quais são!

1. Chocolate amargo: um dos alimentos não-saudáveis que pode fazer bem!

Olha que boa notícia para os chocólatras! O chocolate amargo tem propriedades importantes para o bem-estar. Primeiro, ajuda a combater o estresse oxidativo, graças à presença de antioxidantes.

Além disso, um dos alimentos não-saudáveis reduz os riscos de doenças cardiovasculares. Sem falar naquela sensação de felicidade depois de um pedacinho, fruto da liberação de endorfina. Resultado? Melhora no humor!

Leia mais: Para que serve a vitamina B12? Veja onde encontrar!

2. Vinho

“Boa é a vida, mas melhor é o vinho”! Se Fernando Pessoa disse isso, quem somos nós para discordar, não é?

Pois, a vida pode melhorar com a bebida dos deuses! O vinho tinto, por exemplo, protege o coração por ser rico em resveratrol, um tipo de antioxidante. Logo, assim como o chocolate, ajuda a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares.

Ademais, um dos alimentos não-saudáveis está ligado à longevidade. Mas, atenção! Não é para sair, por aí, tomando uma garrafa por dia, hein?

O consumo excessivo de álcool traz problemas que superam, em muito, os benefícios. Por isso, beba sempre com moderação.

3. Café

Embora sempre gere discussões, o café pode, sim, trazer benefícios à saúde. A cafeína auxilia, por exemplo, na concentração e estado de alerta. Ademais, protege o organismo dos danos celulares, inclusive pelas propriedades antioxidantes.

Por fim, há estudos que relacionam o consumo moderado da bebida ao risco reduzido de desenvolver doenças como Alzheimer e Parkinson. Deste modo, figura bem entre os alimentos não-saudáveis

Leia mais: Dormir tarde engorda? Veja se é mito ou verdade!

4. Surpresa entre os alimentos não saudáveis da lista: chiclete!

Sim, o açúcar e conservantes presentes no chiclete continuam fazendo mal. No entanto, doce pode melhorar a concentração, ao mesmo tempo em que alivia o estresse. Ademais, reduz o apetite.

E, embora seja sempre importante escovar os dentes, o ato de mastigar o chiclete estimula a produção salivar. Assim, também contribui com a saúde bucal.

Gostou de saber que alguns dos alimentos não-saudáveis até podem fazer bem? Mas, lembre-se de que, seja qual for o benefício, nada em excesso é bom! Por isso, moderação sempre!

Author

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

    View all posts
magnifiercrossmenuarrow-down-circle