A IA vai tomar seu lugar? Cientistas dizem o que esperar para 2024

O ano mal começou, mas as previsões para a IA são promissoras.
O que esperar da inteligência artificial para 2024.
Freepik.

O ano de 2023 representou um marco importantíssimo para o avanço da inteligência artificial. Inclusive, talvez a ferramenta mais importante no ano passado tenha sido justamente o ChatGPT. No entanto, não foi a única! Várias empresas começaram a integrar a IA no cotidiano das pessoas ao redor do mundo. Portanto, dito isso, o que esperar da inteligência artificial para 2024? Na verdade, muita coisa, veja a seguir a resposta!

O que esperar da Inteligência Artificial em 2024?

Antes de mais nada, muitas pessoas acham que a Inteligência Artificial é um mecanismo distante da grande população. Porém, trata-se de um erro grave! Afinal, grandes empresas como Google e Meta já usam diversos mecanismos de IA. Desse modo, a expectativa para 2024 é que essas empresas aumentem o fluxo de integração à Inteligência Artificial. A seguir, veja como será possível fazer isso.

Diogo Cortiz, da PUC-SP, em uma conversa com a CNN Brasil, afirmou que se antecipa uma era em que a IA se torna uma ferramenta onipresente. Assim, ela age como um colega de trabalho, facilitando desde a produção de conteúdo até a pesquisa.

Além disso, a evolução para dispositivos que processam dados localmente, segundo Álvaro Machado da Unifesp, marca um salto qualitativo, prometendo assistentes digitais verdadeiramente inteligentes em nossos smartphones e notebooks.

Essa transição desafia a noção tradicional de assistentes virtuais, até agora apelidados por Machado de “desinteligências artificiais” devido à sua limitada capacidade de compreensão. Além disso, a expectativa é que avanços em IA transformem esses assistentes em ajudantes mais competentes, capazes de processar pedidos complexos com facilidade.

Imagine pedir à Alexa para tocar uma música de casamento sem saber o título, ou confiar que o corretor automático do seu smartphone ofereça sugestões precisas, eliminando gafes em mensagens de texto. A Samsung já está implementando ferramentas de IA em seus dispositivos Galaxy S24 que ajustam o tom da comunicação, evidenciando uma mudança significativa na interação com a tecnologia.

Leia mais: Sucesso! 10 carreiras com mais chances de te deixar rico

A principal mudança da IA em 2024

Assim, a principal mudança na IA generativa está na simplicidade do diálogo com a tecnologia. Esqueça a necessidade de memorizar comandos específicos; a nova era permite pedir diretamente o que você precisa, como se estivesse conversando com um amigo extremamente inteligente. Junior Borneli, CEO da StartSe e especialista em IA no Brasil, destaca esse avanço como um marco na acessibilidade das ferramentas tecnológicas.

E aí, será que esse ano vai realmente trazer essas novidades na Inteligência Arificial? Vale ressaltar que a IA está longe de substituir os humanos, isso porque ela ainda não é capaz de entender profundamente sentimentos. Então, até lá teremos um longo caminho a traçar. De qualquer forma, é importante saber utilizá-la como complemento e com cautela. Dessa forma, poderemos aprimorar as tarefas humanas.

  • Rachel koerich

    Rachel é uma redatora apaixonada e dedicada, especializada em criar conteúdos envolventes para blogs de diversos nichos. Com uma formação em Comunicação Social, ela tem um talento especial para contar histórias que capturam a atenção do leitor. Rachel acredita firmemente no poder das palavras para informar, inspirar e provocar mudanças. Ao longo de sua carreira, ela já colaborou com várias publicações online, escrevendo sobre temas que vão desde saúde e bem-estar até tecnologia e inovação. No seu tempo livre, Rachel gosta de explorar novos hobbies e de se manter atualizada sobre as últimas tendências do mundo digital.

    https://www.linkedin.com/in/rachelkoerich/ [email protected] koerich Rachel
magnifiercrossmenuarrow-down-circle