Você é um viajante frequente? Gosta de conhecer novos lugares? Então, você precisa saber qual é o poder do seu passaporte. E, neste ano, temos boas novidades para os brasileiros! Segundo o Índice de Passaportes Henley de 2024, o Brasil está entre os 20 passaportes mais poderosos do mundo!
Realizado, anualmente, pela Henley & Partners, o ranking se baseia em dados oficiais da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). Assim, mostra quais passaportes do mundo dão acesso a mais destinos sem necessidade de visto prévio.
Conforme os dados, o Brasil subiu 3 posições no ranking, ocupando agora a 17ª posição. Mas, a lista tem também um fato histórico! Pela primeira vez, seis países compartilham o topo da lista.
Brasil entre os passaportes mais poderosos do mundo
Com acesso a 173 países sem visto antecipado, o Brasil subiu três posições no ranking de passaportes mais poderosos do mundo. No ano passado, o país ocupava a 19ª posição, com acesso a 168 países.
Só para ilustrar, os únicos latino-americanos mais bem colocados que o Brasil em 2024 são a Argentina (16º lugar) e o Chile (15º lugar).
Mas, em uma grande mudança no ranking, seis países empataram no primeiro lugar, algo inédito. Só para ilustrar, cidadãos da França, Alemanha, Itália, Japão, Singapura e Espanha podem viajar sem visto ou com visto à chegada a 194 destinos.
Esse é o número mais alto já registrado pelo Henley Passport Index, que acompanha a liberdade de viagem dos cidadãos ao nível mundial há 19 anos. Embora Japão e Singapura já dominassem o primeiro lugar nos últimos cinco anos, o novo top 5 mostra uma ascensão da Europa.
Leia mais: Saberia pedir um café em Portugal? Provavelmente não, barista diz
Mais empates no top 10!
A Finlândia e a Suécia empataram com a Coreia do Sul no segundo lugar dos passaportes mais poderosos do mundo, com acesso a 193 destinos. Ademais, Áustria, Dinamarca, Irlanda e Países Baixos estão em terceiro lugar, com acesso a 192 países.
Bélgica, Luxemburgo, Noruega, Portugal e Reino Unido ficaram em quarto lugar, enquanto Grécia, Malta e Suíça estão em quinto.
Em seguida, Austrália e Nova Zelândia melhoraram sua classificação e ocuparam o sexto lugar, da mesma forma que República Tcheca e Polônia. Estados Unidos e Canadá, por sua vez, fecharam o sétimo lugar, juntamente com Hungria, com acesso a 188 destinos.
Leia mais: 8 países para você estudar de graça na Europa, ou por quase nada
Passaportes aumentam principalmente a liberdade
Segundo o Estadão, o presidente da Henley & Partners, Dr. Christian H. Kaelin, afirma que a tendência desde a criação do ranking é a maior liberdade de viagem. No entanto, a lacuna global de mobilidade entre os passaportes mais poderosos do mundo e a base do índice está mais ampla do que nunca.
Só para exemplificar, o número médio de destinos aos quais os viajantes podem acessar sem visto aumentou de 58 em 2006 para 111 em 2024. Por outro lado, os países mais bem classificados agora podem viajar para 166 destinos a mais sem visto do que o Afeganistão.
O país fica na parte inferior do ranking com acesso a apenas 28 países sem visto. Uma lacuna é preocupante, principalmente por limitar as oportunidades de viagem e de negócios para os cidadãos dos países menos bem classificados.
Isso reflete, ainda, as desigualdades políticas e econômicas globais.
Leia mais: Conheça o primeiro carro voador que chega ao Brasil
Lista dos passaportes mais poderosos do mundo
Veja, a seguir, a lista dos passaportes mais poderosos do mundo e, em seguida, quem está no lado oposto da lista.
Países com os melhores passaportes do mundo, segundo o Índice de Passaportes Henley:
- França, Alemanha, Itália, Japão, Singapura, Espanha (194 destinos)
- Finlândia, Coreia do Sul, Suécia (193 destinos)
- Áustria, Dinamarca, Irlanda, Países Baixos (192 destinos)
- Bélgica, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Reino Unido (191 destinos)
- Grécia, Malta, Suíça (190 destinos)
- República Checa, Nova Zelândia, Polônia (189 destinos)
- Canadá, Hungria, Estados Unidos (188 destinos)
- Estônia, Lituânia (187 destinos)
- Letônia, Eslováquia, Eslovênia (186 destinos)
- Islândia (185 destinos)
Passaportes mais fracos do mundo:
- Afeganistão (28 destinos)
- Síria (29 destinos)
- Iraque (31 destinos)
- Paquistão (34 destinos)
- Iêmen (35 destinos)
- Somália (36 destinos)
- Território Palestino, Nepal e Líbia (40 destinos)
- Coréia do Norte e Bangladesh (42 destinos)
- Sri Lanka e Eritreia (43 destinos)
- Sudão, Nigéria, Líbano e Irã (45 destinos)
Quer ver como era a lista dos passaportes mais poderosos do mundo no ano passado? Confira, aqui!
0 comentários