A groselha é uma fruta muito popular em todo mundo, sobretudo na produção de doces, xaropes e bebidas em geral. Entretanto, ela resultou numa lei muito polêmica nos EUA que a proibiu. Isso somente foi revertido em 2003, embora o consumo seguisse normal no resto do mundo. Ficou curioso? Então confira a seguir por que os Estados Unidos proibiram a groselha.
O segredo por trás da proibição
Talvez, o mais comum seja imaginar que a proibição se relacione com algum perigo que a groselha possa apresentar para a vida das pessoas. Entretanto, não é nada disso. Na verdade, os Estados Unidos passaram a proibir o plantio da fruta a partir do fim do século XIX e com um motivo bem consistente: o surto do fungo Cronartium ribicola.
Talvez você nunca tenha ouvido falar nesse fungo, mas ele causou um estresse muito grande nos Estados Unidos a partir das últimas décadas do século XIX. No caso, esse fungo agia diretamente sobre as florestas, pois afetava galhos, folhas e troncos de árvores. Porém, a sua ação começava justamente a partir das árvores de groselha.
Mais precisamente, a ação do fungo ocorria principalmente num arbusto de groselha e em pinheiros. Acontece que ambas as árvores eram muito populares nos Estados Unidos, o que fez com que o fungo se espalhasse rapidamente. Como a indústria madeireira precisava muito dos pinheiros, a legislação dos Estados Unidos preferiu proibir o plantio de groselha para conter o fungo.
Leia mais: Descubra aqui tudo sobre a fruta mais promissora para 2024
Benefícios da groselha
Por fim, a reversão da lei só aconteceu em 2003, quando o fungo já estava bem controlado. No resto do mundo, o fluxo de plantio e consumo seguiu normal e, inclusive, incentivado. Em boa parte, esse incentivo vinha dos benefícios da fruta. Segundo uma reportagem do jornal O Globo, existe uma ação direta das groselhas na nutrição dos cabelos e também da pele.
Já o Portal Terra destaca o benefício da fruta para a saúde do corpo. Isso porque a groselha é uma importante fonte de antioxidantes, o que pode tanto prevenir celulites como gerar efeito rejuvenescedor para a pele. No fim, todo o organismo se beneficia com o consumo dessa frutinha. E, o que seria da gente se o fungo que proibiu o seu plantio nos EUA não tivesse sido controlado?
0 comentários