Uma simples viagem de avião demanda tantas decisões, né? Marcar o assento ou não? Despachar a bagagem ou ir somente com a de mão. Com quanto tempo de antecedência chegar ao aeroporto? Mas, uma delas tem uma resposta mais complicada do que imagina: devo imprimir o cartão de embarque ou uso a versão móvel?
Atualmente, a praticidade da internet e smartphones nos permite tudo. Por exemplo, fazer o check-in online e receber a confirmação mesmo no e-mail. Daí, basta apresentar o QRCode no embarque e voilá! Contudo, a prudência pede para, sim, voltar aos velhos tempos e ter um cartão de embarque impresso (ainda que nossa consciência ambiental reclame bastante).
Por que imprimir cartão de embarque?
Inicialmente, a ideia de ter tudo concentrado no telefone é bem mais atrativa. Contudo, não dá para confiar sempre no smartphone. Há situações que poderiam impedir o acesso ao seu e-mail. Por exemplo, falta de bateria, zona sem sinal ou mesmo falta de dados de internet, principalmente em voos internacionais.
Por isso, os cartões de embarque em papel trazem menos complicações. Lembre-se de que, quanto mais tempo estiver em trânsito, maior a probabilidade de a bateria do seu telefone acabar.
Outro motivo para imprimir o cartão de embarque é o controle de fronteiras. Em alguns casos, o agente da imigração pode pedir a apresentação do cartão de embarque impresso, ainda que a maioria aceite, numa boa, verificar pelo celular. Mas, novamente, vai que não consegue acessar seu e-mail bem neste momento?
Leia mais: Não é só português: veja os 7 idiomas mais falados no Brasil
Mas, toda moeda tem dois lados!
Embora um cartão de embarque impresso tenha suas vantagens, também dá um “trabalhinho”. Na ida, enquanto ainda estiver no seu país de origem, ainda é mais fácil porque pode imprimir o check-in em casa.
No entanto, as coisas ficam mais difíceis se estiver em trânsito, como hotel, hostel ou mesmo um Airbnb que não tem impressora. Isso significa chegar mais cedo no aeroporto para, então, ter tempo hábil de imprimir tudo sem, no entanto, atrapalhar os demais procedimentos.
Portanto, se você é alguém que gosta de chegar perto da hora do embarque, imprimir o cartão de embarque pode não ser uma opção muito viável. Mas, uma dica aqui é bastante válida.
Caso vá despachar bagagem, precisa passar no balcão de qualquer forma, certo? Então, não custa pedir ao funcionário para imprimir uma via do cartão! Assim, leva consigo tanto os dados da mala despachada quanto do embarque.
Leia mais: 10 destinos mais sustentáveis do mundo e com paisagens incríveis
As vantagens do cartão virtual
Até aqui, mostramos a confiabilidade em imprimir o cartão de embarque, certo? Mas, não há nada de errado em optar pela versão online! Pelo contrário, há momentos em que pode ser até mais prático usá-lo.
Por exemplo, um voo curto, sem despachar bagagem e com a bateria do celular completamente carregada. E, sobretudo, se tem um carregador portátil consigo para não arriscar perder o acesso aos dados.
Outra dica é salvar o arquivo do check-in em PDF. Assim, você não fica dependendo dos dados móveis ou do Wi-Fi público no aeroporto sempre que for embarcar.
Leia mais: O buraco mais fundo do mundo não tem fundo? A ciência responde
Seguro morreu de velho!
De qualquer forma, caso você opte por imprimir o cartão de embarque impresso ou usar o móvel, há uma dica muito importante a seguir: sempre tirar uma foto ou capturar a tela do documento. Mas, jamais compartilhá-lo nas redes sociais!
Sabe por que isso é importante? Se suas milhas de passageiro frequente não forem creditadas corretamente, você pode precisar enviar um cartão de embarque como evidência de que realizou o voo.
Esta é outra situação em que imprimir um cartão de embarque em papel pode ser útil, pois dá mais informações do que os digitais. Só para exemplificar, inclui o número do seu e-ticket e código de reserva (PNR).
Normalmente, as versões mobile armazenam essas informações dentro do código QR, o qual você não pode acessar sem um scanner.
De fato, não há resposta certa ou errada quando se trata de decidir qual tipo de cartão de embarque é o ideal para você. Afinal, ambos funcionam muito bem. Mas quando se trata de viagens aéreas, gostamos de jogar pelo seguro, por isso recomendamos imprimir também o seu cartão de embarque.
0 comentários