No mundo em constante evolução em que vivemos, é importante estar ciente das mudanças que podem afetar o mercado de trabalho. Muitas habilidades humanas estão sendo substituídas por máquinas e, com isso, há o medo do risco do desemprego. Por exemplo, é importante saber que algumas profissões podem enfrentar uma onda de desemprego nos próximos anos devido a diversos fatores, como avanços tecnológicos, mudanças nas demandas do mercado e automação de tarefas. Mas, não se preocupe, é importante saber para se adaptar e também estar preparado para os avanços tecnológicos. Afinal, o mundo é de quem consegue se adaptar constantemente às novas circunstâncias.
Profissões que podem passar por uma onda de desemprego
1. Operadores de telemarketing
Com o avanço da inteligência artificial e chatbots, muitas empresas estão substituindo operadores de telemarketing por soluções automatizadas. A tendência é que essa tendência persista. Portanto, provavelmente irá ocorrer uma redução na demanda por esses profissionais.
2. Caixas de supermercado
Você deve estar se perguntando quem ou o que irá substituí-los. Em diversos supermercados pelo mundo você já consegue encontrar caixas automáticos, com tecnologias de autoatendimento. Com isso, a demanda por esses profissionais tende a diminuir.
Leia mais: O que diferencia os ricos do restante? São 10 hábitos que você pode adotar
3. Motoristas de caminhão
O desenvolvimento de veículos autônomos pode afetar a demanda por motoristas de caminhão. Inclusive, já há outras tecnologias que permitem novas formas de entrega. Com isso, a tendência é que a contratação desses profissionais diminua, a fim de reduzir os custos futuros.
4. Recepcionistas
Essa é mais uma profissão em risco, já que cada vez mais empresas estão utilizando sistemas de check-in automatizados e chatbots para atender os clientes.
5. Bibliotecários
Com o acesso fácil e rápido à informação online, as pessoas tendem a abandonar os livros impressos. Sendo assim, muitas bibliotecas estão diminuindo o número de funcionários ou buscando profissionais com habilidades adicionais. Agora, resta aguardar para saber se os livros digitais substituirão por completo os impressos. Há quem não troque a sensação de tocar e folhear um livro pela praticidade de ler um no mundo digital.
6. Fotógrafos de estúdio
Com a popularização das câmeras digitais e smartphones com recursos avançados, a demanda por fotógrafos de estúdio tem diminuído. Muitas pessoas agora conseguem tirar suas próprias fotos de qualidade, o que não se compara ao serviço de um profissional, é claro. Porém, muitos acabam optando por tirar as suas fotos, ao invés de investirem dinheiro em um profissional.
Leia mais: Como enriquecer ganhando o mesmo salário de sempre?
7. Operadores de máquinas de fábrica
Por fim, a automação de processos nas fábricas vem reduzindo a necessidade de operadores de máquinas em muitos setores. Isso porque máquinas e robôs podem realizar tarefas com maior eficiência e precisão. Além disso, os donos de empresa reduzem os risco de acidentes de trabalho com funcionários.
Como evitar ser afetado por essa onda de desempregos?
Se alguma dessas profissões é a sua, não se preocupe. É possível reduzir os impactos dessa onda na sua vida. Portanto, veja algumas dicas:
- Invista em educação e adquira habilidades relevantes para o mercado de trabalho atual e futuro.
- Busque profissões em alta e com boas perspectivas de crescimento.
- Atualize-se sempre sobre as tendências do mercado e as demandas dos empregadores.
- Desenvolva habilidades transferíveis que possam ser aplicadas em diferentes áreas. Assim é mais fácil se adaptar a mudanças futuras do mercado.
- Explore oportunidades de trabalho autônomo ou empreendedorismo.
- Busque constantemente o aperfeiçoamento profissional e a atualização de conhecimentos.
Essas são apenas algumas das profissões que poderão sofrer uma onda de desemprego. Essas dicas servem para qualquer uma das áreas em que você trabalhar. Não se esqueça de que a atualização contínua é o que poderá te garantir uma maior estabilidade e um futuro melhor.
0 comentários