Você está consumindo proteínas do jeito certo? A sabe que elas, inegavelmente, são essenciais para a saúde, pois participam de uma série de funções no organismo. Mas, como tudo na vida, ingerir proteínas em excesso também não faz nada bem! Só para ter uma ideia, provoca sobrecarga em órgãos, além de favorecer o aumento de peso. Então, como ingerir proteínas de forma adequada?
De modo geral, as proteínas atuam na formação e recuperação dos tecidos, além da produção de enzimas e hormônios. Também, ajudam a fortalecer a imunidade, entre outras funções metabólicas.
Contudo, para garantir que haja a nutrição correta do organismo, é imprescindível consumir este macronutriente na quantidade certa. Do contrário, órgãos fundamentais, como rins e fígado, sofrem prejuízos. Além do ganho de peso que já mencionamos, em virtude do teor calórico.
Qual a recomendação diária de proteínas?
Inicialmente, o consumo diário varia conforme o gênero, peso, metas de saúde e atividade física. Normalmente, uma pessoa mais sedentária precisa consumir, aproximadamente, 0,8 gramas de proteína, por quilo.
Por outro lado, quem pratica atividades físicas regulares, sobretudo pessoas que busquem o aumento de massa muscular, devem aumentar esse consumo. Em média, então, devem ingerir de 1 a 2 gramas, por quilo.
Contudo, isso vai depender das necessidades individuais, sempre. Logo, o ideal é ter o acompanhamento de especialistas.
Leia mais: Dormir em 2 minutos? Método militar para dormir mais rápido
Como consumir a quantidade certa de proteínas por dia?
Então, agora que sabe o quanto deve consumir de proteínas por dia, que tal ver essas dicas para não exagerar e ter os efeitos contrários?
1) Escolha diferentes fontes
Em primeiro lugar, não concentre as fontes de proteínas em uma só. Um dos erros que muita gente comete é acreditar que carne e ovos são as melhores.
No entanto, diversos alimentos fornecem o nutriente. Por exemplo, feijão, sementes, peixes, aves e nozes. Neste sentido, o ideal é variar, atentando sempre para não ultrapassar a quantidade diária recomendada.
2) Monte um cardápio semanal
Uma das formas de garantir o consumo ideal de proteínas é ter suas refeições sempre organizadas. Ou seja, certificar-se de que sempre haja uma fonte, de forma equilibrada.
Sendo assim, você mantém os níveis de energia sempre ok, assim como preserva a saciedade e ajuda na recuperação dos músculos. Por fim, não fica sem comer ou fica “petiscando” ao longo do dia, nenhum dos hábitos muito saudável.
Leia mais: 11 ideias de café da manhã saudável para quem está sempre correndo
3) Tente fazer lanches mais práticos
A gente sabe que nem sempre dá para sentar e comer com tranquilidade. O que não significa, entretanto, que precisa ficar em jejum. Na correria do dia-a-dia, insira lanchinhos rápidos, preferencialmente, de bom valor proteico. Assim, garante a saciedade.
No entanto, procure diversificar. Por exemplo, castanhas e iogurte natural, barrinhas, etc. Desta forma, não enjoa e garante a ingestão correta do macronutriente.
4) Use suplementos, se preciso
Por vezes, ainda que tenhamos uma alimentação saudável, nem sempre conseguimos alcançar a quantidade diária recomendada de proteínas. Neste sentido, vale tentar a suplementação.
Mas, em primeiro lugar, investigue, junto a um profissional, porque não consegue atingir estes níveis. Talvez, precise ajustar a alimentação ou, ainda, seja alguma questão mesmo de saúde.
Também sob orientação, veja se é necessário entrar com suplementação. Isso pode ser importante também quando a pessoa está se recuperando de cirurgias, lesões ou perdeu massa muscular por algum motivo.
Em suma, as proteínas são fundamentais para manter o funcionamento do organismo. Entretanto, é preciso consumir na quantidade correta, a fim de não surtir os efeitos contrários.
Este artigo foi revisado pela médica Dra. Laís Póvoa, a fim de fornecer um conteúdo de qualidade ao leitor.
0 comentários